Currículo
Decisão, Interação Estratégica e Contratos 03066
Contextos
Groupo: Economia da Empresa e da Concorrência - 2016 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá conseguir: OA1. Conhecer os principais conceitos de modelos de oligopólio, da teoria dos jogos e da teoria dos contratos; OA2. Aplicar conhecimentos teóricos na análise dos fenómenos económicos reais.
Programa
CP1. Oligopólio e Interação Estratégica CP2. Teoria dos Jogos e Interação Estratégica CP3. Economia dos Contratos
Método de Avaliação
A avaliação da UC processa-se em duas épocas: Normal (1.ª Época) e de Recurso (2.ª Época). a) Época Normal: Avaliação ao longo do semestre: - Assiduidade mínima de 2/3 - Trabalho de grupo: 40%, cuja nota não pode ser inferior a 7,5v. para obter aprovação na disciplina. - Prova escrita: 60%, cuja nota não pode ser inferior a 7,5v. para obter aprovação na disciplina. b) Época de Recurso: Exame (100%)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 123.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Pindyck, R.S. e D.L. Rubinfeld, Microeconomics, 2018, 9th Ed., England, Pearson Education Limited., Dixit, Avinash; Skeath, Susan; Reiley Jr., David H., Games of Strategy, 2014, 4th edition, W.W. Norton & Company., Watson, J., Strategy: An introduction to game theory, 2013, 3rd edition, W.W: Norton & Company., Gibbons, R., A Primer in Game Theory, 1992, Pearson Education., Rasmusen, E., Games and Information: An introduction to game theory, 2007, 4th edition, Blackwell Publishing., Laffont, J.J.; Martimort, D., The theory of incentives: the principal-agent model, 2002, Princeton University Press., -:
Secundária
- Frank, R., Microeconomics and Behavior, 2021, 10th Ed, New York: McGrawHill., Mas-Colell, A.; Whinston, M.D.; Green, J.R., Microeconomic Theory, 1995, Oxford University Press., Varian, H., Intermediate Microeconomics, 2014, 9th Ed., London: W.W. Norton Company., Maschler, M.; Solan, E.; Zamir, S., Game Theory, 2013, Cambridge University Press., Campbell, D., Incentives: motivation and the economics of information, 2018, 3rd Ed., Cambridge Press., Macho-Stadler, I.; Perez-Castrillo, J.D., An introduction to the economics of innovation: incentives and contracts, 2005, 3rd edition, Oxford University Press., :