Currículo
Economia Global e Internacionalização das Empresas M8660
Contextos
Groupo: Economia da Empresa e da Concorrência - 2016 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1. Compreender a evolução da economia internacional no período recente. OA2. Compreender as principais dimensões de atuação de uma empresa a operar em ambiente internacional e discutir estudos de caso
Programa
P1. Ambiente Económico Internacional e Processo de Internacionalização ? um mapeamento geral P2. Economia Mundial em Grandes Números P3. Principais Riscos do Processo de Internacionalização: risco cultural e risco país P4. Diplomacia Económica P5. Seleção e Análise de Mercados P6. Internacionalização Empresarial ? Estudos de Caso
Método de Avaliação
A aprovação na UC pode ser obtida através de duas modalidades: I. Avaliação ao longo do semestre incluindo os seguintes elementos: - Teste individual: 60% - Trabalho de grupo: 40% (resultante do relatório escrito e da discussão em aula) II - Avaliação final correspondendo a um exame (100%)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 123.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Crespo, N. e Tomás, M. J. (2017) Internacionalização da Economia Portuguesa - Casos de Sucesso Empresarial?, Ed. Circulo de Leitores, col. Temas e Debates. Cavusgil, S., G. Knight e J. Riesenberger (2016), International Business ? The New Realities, 5ª edição, Pearson.:
Secundária
- Outros textos a mencionar pela equipa docente. Crespo, N. e Simoes, N. (2021). ?Uma Viagem ao Mundo das Ideias Económicas - 100 questões para entender a economia?, Actual Editora (Lisboa, Portugal).: