Currículo
Economia da Empresa e Estratégia Empresarial 01158
Contextos
Groupo: Economia da Empresa e da Concorrência - 2016 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1: Compreender as principais teorias sobre a existência, organização e funções da empresa. OA2: Analisar o contexto de mercado e os processos de concorrência. OA3: Definir e avaliar os limites horizontais e verticais da empresa. OA4: Avaliar o posicionamento estratégico e os modelos de negócio. OA5: Desenvolver, sustentar e evoluir vantagens competitivas.
Programa
.1: Teorias da Empresa e Seus Limites Principais teorias (neoclássica, custos de transação, baseada em recursos, agência). Limites horizontais e verticais da empresa. Integração e alternativas. P2: Análise de Mercado e Dinâmica de Concorrência Concorrência entre empresas e barreiras à entrada/saída. Análise de mercado e estrutura do setor. Ciclo de vida das indústrias e estratégias para contextos turbulentos. P3: Posicionamento Estratégico e Vantagem Competitiva Diferenciação, liderança em custos e nichos de mercado. Utilização da informação para criação de valor. Sustentação da vantagem competitiva ao longo do tempo. P4: Organização Interna Avaliação de desempenho, incentivos e estrutura organizacional. Alinhamento entre estratégia e estrutura empresarial.
Método de Avaliação
A aprovação na UC pode ser obtida através de duas modalidades: I. Avaliação contínua 1- Frequência: 60% (nota mínima: 8,5 val) 2- Trabalho de grupo: 40% II - Avaliação final 1 - Exame final (100%)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 123.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- - Besanko, D. (2013), Economics of Strategy, 6th edition Wiley. - Porter, M. (1998), Competitive Strategy: Techniques for Analyzing Industries and Competitors, New York: The Free Press.:
Secundária
- - Shapiro, C. e H. Varian (1998), Information Rules: A Strategic Guide to the Network Economy. - Geroski, P. (2003), The Evolution of New Markets, Oxford: Oxford University Press. - Cunha, M.P., J.V. Cunha e S. Mendonça (2010), Empresa, Progresso e Contestação: O Primeiro Século de Estudos Organizacionais, Lisboa: Sílabo. - Foss, N. J. (1993). Theories of the firm: contractual and competence perspectives. Journal of Evolutionary Economics, 3(2), 127-144. http://doi.org/10.1007/BF01213830 - John Kay (2018) Theories of the Firm, International Journal of the Economics of Business, 25:1, 11-17, DOI: 10.1080/13571516.2017.1402468 - Gibbons, R. (2005). Four formal(izable) theories of the firm? Journal of Economic Behavior & Organization, 58(2), 200-245. http://doi.org/10.1016/J.JEBO.2004.09.010: