Currículo

Métodos e Técnicas Quantitativas para Economia 01150

Contextos

Groupo: Economia da Empresa e da Concorrência - 2016 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A unidade curricular tem como objectivo que os alunos adquiram conhecimento que lhes permita: - Compreender a importância do uso de técnicas econométricas no contexto da economia; - Identificar e compreender os vários tipos de dados económicos; - Compreender os principais conceitos estatísticos; - Identificar e compreender os vários tipos de modelos de microeconometria e as suas condições de aplicabilidade; - Identificar o modelo que é mais apropriado para um dado problema em estudo e de acordo com os dados disponíveis; - Estimar modelos de microeconometria usando softwares de estatística/ econometria; - Interpretar de forma crítica os resultados dos vários modelos de microeconometria leccionados; - Elaborar um relatório com as principais conclusões dos modelos estimados; - Apresentar oralmente os principais resultados e conclusões de modelos estimados.

Programa

1. Introdução 1.1. O que é a econometria 1.2. Modelo económico e modelo econométrico 1.3. O erro num modelo econométrico 1.4. Estrutura dos dados económicos 1.5. Conceito de causalidade 2. Conceitos estatísticos 2.1. População e amostra 2.2. Tipos de variáveis 2.3. Medidas de localização e de dispersão 2.4. Conceito de probabilidade 2.5. Conceito de variável aleatória 2.6. Função de distribuição e de probabilidade 2.7. Algumas distribuições teóricas mais importantes 2.8. Estimação pontual e por intervalos 2.9. Testes de hipóteses 3. Modelo de regressão linear 3.1. O modelo de regressão linear simples 3.2. Estimação do modelo pelo método OLS 3.3. O modelo de regressão linear múltipla 3.4. Pressupostos do modelo de regressão linear múltipla 3.5. Especificação do modelo 3.6. Relaxar os pressupostos do modelo 3.7. Ajustamento e diagnóstico do modelo 4. Modelos de regressão de variável dependente qualitativa 4.1. Probit 4.2. Logit 4.3. Multinomial

Método de Avaliação

A avaliação divide-se em Avaliação ao longo do semestre e Exame Final. Na Avaliação ao longo do semestre, a nota final é composta por: 1.Elaboração de um relatório (em grupo) de aplicação dos modelos econométricos leccionados e apresentação oral do mesmo (50%) 2.Frequência (50%) Cada uma destas componentes tem uma nota mínima de 8 valores. Os alunos que não obtiverem aprovação da disciplina em Avaliação ao longo do semestre podem sujeitar-se a Exame Final, no qual a nota consiste unicamente no resultado de um exame escrito.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 123.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Wooldridge, Jeffrey M. (2008), Introductory Econometrics: A Modern Approach (4th edition), South-Western Cengage Learning. Pindyck, Robert S., e Daniel L. Rubinfeld (2000), Econometric Models and Economic Forecasts (4th edition), McGraw-Hill. Folhas de apoio elaboradas pelos docentes e distribuídas ao longo das aulas. :

Secundária

  • Studenmund, A.H. (2010), Using Econometrics: A Practical Guide (6th edition), Prentice Hall. Gujarati, Damodar N. (2008), Basic Econometrics (5th edition), McGraw-Hill/Irwin. :

Disciplinas de Execução