Currículo
Crescimento Económico (2º Ciclo) M8650
Contextos
Groupo: Economia Monetária e Financeira > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os objectivos deste curso são: OA1. Compreender os principais modelos de crescimento económico enquanto ferramentas de análise dinâmica. OA2. Conhecer e participar nas principais discussões empíricas relativas ao processo de crescimento económico e à explicação das desigualdades a nível mundial. OA3. Analisar e avaliar o impacto de políticas de promoção do crescimento económico.
Programa
1. Introdução ao crescimento económico 2. O modelo de Solow 3. Implicações empíricas do modelo de Solow 4. Modelos de crescimento endógeno de 1ª geração 5. Modelos de crescimento endógeno de 2ª geração
Método de Avaliação
São utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos em grupo 3. Activas, com realização de testes individuais 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no planeamento das aulas. | A avaliação decorre ao longo do semestre de trabalho e compõe-se pelos seguintes elementos: - Um trabalho de grupo, com uma ponderação de 40% - Um teste final com a ponderação de 60% - A aprovação é obtida com uma classificação superior ou igual a 9,5 valores desde que a classificação no teste final seja, no mínimo, de 8 valores.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 119.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- - Jones, C. I. and Vollrath, D. (2013), Introduction to Economic Growth, 3rd Edition, W. W. Norton & Company - Acemoglu, D. (2009), Introduction to Modern Economic Growth, Princeton University Press - Romer, D. (2019), Macroeconomics, 5th Edition, McGraw-Hill:
Secundária
- - Barro, R. and Sala-i-Martin, X. (2004), Economic Growth, 2nd Edition, The MIT Press - Heijdra, B. J. (2017), Foundations of Modern Macroeconomics, 3rd Edition, Oxford University Press: