Currículo
Métodos de Estudo de Caso em Economia Política 03646
Contextos
Groupo: Economia Política > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Métodos de Investigação
Groupo: Economia Política > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Métodos de Investigação
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1. Compreender as características distintivas da metodologia de estudo de caso e as potencialidades da sua utilização na área da Economia Política. OA2. Conhecer as várias técnicas que podem ser utilizadas para levar a cabo um estudo de caso na área da Economia Política. OA3. Identificar qual a técnica mais adequada para diferentes questões de investigação. OA4. Saber desenvolver um projeto de pesquisa utilizando uma das técnicas apresentadas na UC (estudos de caso individuais; análise comparada de estudos de caso; process tracing; método de congruência; análise histórico-comparativa; e análise comparada qualitativa).
Programa
1. Introdução à metodologia de estudo de caso 2. Estudos de caso individuais 3. Análise comparada de estudos de caso 4. Estudos de caso longitudinais: process tracing e método de congruência 5. Análise Histórico-Comparativa 6. Análise Comparada Qualitativa (QCA)
Método de Avaliação
A avaliação será feita em 4 momentos obrigatórios : 1. Participação ativa em aula (10%) 2. Apresentação de grupo em aula da componente metodológica de um artigo de investigação (10%); 3. Ensaio individual sobre o artigo apresentado (30%); 4. Projeto de pesquisa individual (apenas componente metodológica) (50%); - Note-se que se alguma das notas nas diferentes tarefas for inferior a 9,5, o aluno é automaticamente reprovado. Exame final: teste escrito 100%
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 125.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Geddes, B. (2003) Paradigms and Sandcastles, Ann Arbor: University of Michigan Press. George, A. and Bennett, A. (2005) Case Studies and Theory Development in the Social Sciences, MIT Press. Gerring, J. (2006) Case Study Research: Principles and Practices, Cambridge: Cambridge University Press. Goertz, G. and Mahoney, J. (2012) A Tale of Two Cultures: Qualitative and Quantitative Research in the Social Sciences, Princeton: Princeton University Press. Lange, M. (2013) Comparative-Historical Methods, London: Sage. Ragin, C. (1987) The Comparative Method: Moving beyond qualitative and quantitative strategies, Berkley: University of California Press. Rioux, B. and Ragin, C. (2009) Configurational Comparative Methods, SAGE Schneider, C. and Wagemann, C. (2012) Set-Theoretic Methods for the Social Sciences: A guide to Qualitative Comparative Analysis, Cambridge: Cambridge University Press. Rohlfing, Ingo (2012) Case Studies and Causal Inference. An Integrative Framework. London: Palgrave MacMillan.:
Secundária
- Beach, D. and Pedersen, R., Process Tracing Methods: Foundations and Guidelines, 2013, Beach, D. and Pedersen, R, (2013) Process Tracing Methods: Foundations and Guidelines, Ann Arbor: The University of Michigan Press., Bennett, A. and Checkel, J. (eds.) (2015) Process-tracing: from metaphor to analytical tool, Cambridge: Cambridge University Press Brady, H.E. and Collier, D. (eds.) (2010) Rethinking Social Inquiry: Diverse tools, shared standards, Lanham: Rowman and Littlefield Publishers Carvalho, T. (2022) Contesting Austerity. Social Movements and the Left in Portugal and Spain (2008-2015). Amsterdam: Amsterdam University Press. Gerring, J. (2012) Social Science Methodology: A unified framework, Cambridge: Cambridge University Press. Goertz, G. (2005) Social Science Concepts: A user?s guide, Princeton: Princeton University Press Goertz, G. (2017) Multimethod Research, Causal Mechanisms, and Case Studies: An integrated approach, Princeton: Princeton University Press Hall, P. (2008) Systematic process analysis: when and how to use it?, European Political Science, 7(3): 304-317. Hancké, B. (2009) Intelligent Research Design: A guide for beginning researchers in the social sciences, Oxford: Oxford University Press. Mahoney, J. and Rueschemeyer, D. (eds) (2003) Comparative Historical Analysis in the Social Sciences, Cambridge: Cambridge University Press. Mahoney, J. and Thelen, K. (2015) Advances in Comparative-historical Analysis, Cambridge: Cambridge University Press. Marques, P. and Salavisa, I. (2017). ?Young people and dualization in Europe: a fuzzy set analysis?. Socio-Economic Review, 15(1): 135-160 Ragin, C. and Zaret, D. (1983) Theory and method in comparative research: Two strategies, Social Forces, 61(3), 731-754. Ragin, C. (1997) Turning the Tables: How case-oriented research challenges variable-oriented research, Comparative Social Research, 16: 27-42. Ragin, C. (2000) Fuzzy Set Social Science, University of Chicago. Ragin, C. (2006) ?Set relations in social research: Evaluating their consistency and coverage?, Political Analysis, 14(3), 291-310. Ragin, C. (2008) Redesigning Social Inquiry. Fuzzy Sets and Beyond. Chicago: Chicago University Press.: