Currículo
Debates em Políticas Públicas DPP
Contextos
Groupo: Economia e Políticas Públicas - 2021 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Identificar e compreender os objectivos da política pública e equacionar criticamente a sua articulação com os problemas a que pretende responder; 2. Identificar os sucessos e as insuficiências das políticas públicas recentes, em particular no que concerne aos problemas sem resposta adequada que configurem bons pontos de partida para uma Dissertação/Projecto final de Mestrado.
Programa
As aulas da UC consistem num conjunto de sessões de debate com decisores políticos. Depois da apresentação inicial, é realizado um debate com os alunos, que conta também com a contribuição do docente da UC e de um especialista convidado. Os conteúdos específicos das sessões de debate poderão variar em função dos convidados e dos temas em debate em cada ano. As áreas de política a cobrir nas sessões podem incluir, nomeadamente: - Políticas do ambiente, clima e energia - Políticas de educação - Políticas de ciência e tecnologia - Políticas de saúde - Políticas sociais - Políticas culturais - Políticas territoriais - Políticas demográficas e migrações - Políticas de apoio às empresas - Políticas orçamentais - Políticas de defesa e segurança - Regulação da digitalização - Regulação das atividades económicas - Regulação financeira
Método de Avaliação
Avaliação ao longo do semestre: Cada aluno deve redigir um relatório (100% da avaliação final da UC). O relatório deverá identificar as temáticas abordadas pelos conferencistas e especialistas convidados; proceder a uma síntese crítica da política pública analisada; enunciar uma questão de investigação e relacioná-la com a bibliografia académica. Devido à natureza seminarial da UC, não está prevista a avaliação por exame final.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- - Cairney, P. (2012). Understanding public policy: theories and issues. Macmillan International Higher Education. - Goodin, R. E., Moran, M., & Rein, M. (2006). The Oxford handbook of public policy. Oxford Handbooks of Political. - Heinelt, H., & Münch, S. (eds.) (2018), Handbook of European Policies: Interpretive approaches to the EU, Cheltenham and Northampton: Edward Elgar. - Howlett, M., & Mukherjee, I. (Eds.). (2018). Routledge handbook of policy design. Routledge. Blogue de Paul Carney: https://paulcairney.wordpress.com/:
Secundária
- A bibliografia complementar será indicada aos alunos à medida que forem sendo abordados os respectivos tópicos em sala de aula.: