Currículo
Seminário de Investigação em Economia e Políticas Públicas (Mepp) 04042
Contextos
Groupo: Economia e Políticas Públicas - 2021 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da UC o aluno deverá: 1. Conhecer as etapas do processo de investigação; 2. Compreender as metodologias de trabalho; 3. Ser capaz de desenvolver autonomamente temas de investigação própria; 4. Comunicar adequadamente os resultados, de forma oral e escrita.
Programa
1. As etapas do processo de investigação 2. Tipos de teses 3. Identificação das questões de investigação 4. O plágio no trabalho científico e as regras de citação e referenciação bibliográfica 5. Planeamento das fases do trabalho 6. Elaboração da revisão de literatura e fontes de bibliografia 7. Tipos e fases do trabalho empírico em economia 8. Temas de investigação em Economia 9. A apresentação oral de uma tese
Método de Avaliação
A avaliação ao longo do semestre é realizada através dos seguintes elementos, obrigatórios: - 2 Relatórios individuais (10%+20%); - 1 relatório "Projeto de tese" (70%); A participação nas aulas poderá ser tida em conta como instrumento de majoração da nota final. Dada a sua natureza, esta UC não tem exame.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Fisher, C., Researching and Writing a Dissertation: An Essential Guide for Business Students, 3ª edição., 2010, Prentice Hall., Hancké, B., Intelligent Research Design - A guide for beginning researchers in the social sciences, 2009, Oxford University Press., Thomson, W., A Guide for the Young Economist, 2ª edição., 2011, MIT Press., :
Secundária
- Bryman, A. e Bell, E., Business Research Methods, 3ª edição., 2011, Oxford University Press, Chalmers, Alan F., What is this thing called science? 3th edition., 1999, Buckingham, Open University Press,, Hollis, M., The philosophy of science - An introduction, Revised and Updated Edition., 2002, Cambridge University Press,, Saunders, M., Lewis, P. e Thornhill (2009). Research Methods for Business Students, 5ª edição. Pearson Education.: