Currículo
Da Análise de Conteúdo à Análise Quantitativa: Potencialidades do Maxqda 00609
Contextos
Groupo: Economia e Políticas Públicas - 2018 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livre - 2º Ano
ECTS
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
.
Programa
1. Análise de Conteúdo: fundamentos, objectivos e domínios de aplicação; 2. Breve introdução ao MAXqda®; 3. Transcrição de entrevistas teoricamente orientada; 4. Construção de uma base de dados em MAXqda®; 5. Codificação em MAXqda®; 6. Codificação automática com MAXdictio® 7. MAXmaps®: modelação visual da categorização analítica; 8. Outputs: - Fragmentos de texto codificados; - Quadros síntese de respostas; - Cruzamentos de indicadores; - Tabelas de frequências. 9. Articulação entre o MAXqda®, o Excel® e o SPSS® para Análise de Relevância Temática e Análise de Correspondências Múltiplas, dos resultados da Análise de Conteúdo.
Método de Avaliação
Exercício individual em MAXqda®.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 63.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Vala; J. ?A Análise de Conteúdo? em Silva, A. S. e J. M. Pinto (orgs.) (1986), Metodologia das Ciências Sociais, Porto, Edições Afrontamento (cap. IV): 101-128 Lessard-Hébert, M; G. Goyette; G. Boutin (2005), Investigação Qualitativa ? Fundamentos e Práticas, Lisboa, Piaget, 2ª edição. Ketele, J-M. e X. Roegiers (s/d), Metodologia de Recolha de Dados - Fundamentos dos Métodos de Observações, de Questionários, de Entrevistas e de Estudo de Documentos, Lisboa, Instituto Piaget. Guerra, I. C. (2006), Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo, Estoril, Principia. Gigglione, R e B. Matalon (1992), O Inquérito-Teoria e prática, Oeiras, Celta. Flick, U. (2005), Métodos Qualitativos na Investigação Científica, Lisboa, Monitor. :
Secundária
- http://www.qualitativesociologyreview.org/ENG/archive_eng.php Qualitative Sociology Research: http://www.recherche-qualitative.qc.ca/cahiers.html Recherches Qualitatives: http://qualitative-research.net/fqs/ Forum Qualitative Social Research: The Content Analysis Guide Book on Online: http://academic.csuohio.edu/kneuendorf/content/ :