Currículo
Teoria dos Jogos e dos Contratos 01789
Contextos
Groupo: Economia - 2016 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final do semestre o aluno deve ter desenvolvido e ser capaz de aplicar as seguintes competências: A. Conhecimento e compreensão - Compreender o tema da teoria dos jogos e as suas aplicações; - Ser capaz de acompanhar a literatura relevante a estes temas; B. Aplicação de conhecimentos - Formular problemas económicos sob a forma de um jogo. - Escolher as abordagens conceptuais, analíticas e gráficas apropriadas na resolução de problemas concretos de teoria dos jogos; C. Competências de aprendizagem - Capacidade de estudo com autonomia, nomeadamente na resolução de exercícios e compreensão de modelos e técnicas de modelização.
Programa
1. Teoria dos jogos não cooperativos 2. Teoria dos jogos cooperativos 3. Matching 4. Teoria dos leilões
Método de Avaliação
A avaliação periódica consiste em: - teste intermédio (40%) - prova escrita no final do semestre (60%) Para obter aprovação na disciplina, as prova escrita não pode ser inferior a 7,5 v. No regime de avaliação final, a avaliação é composta apenas por um exame individual (100%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 119.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- - Krishna, V. (2009). Auction Theory. Academic press. - Osborne, M. J., & Rubinstein, A. (1994). A Course in Game Theory. MIT Press. - Roth, A. & Sotomayor, M. (1992). Two-Sided Matching: A Study in Game-Theoretic Modeling and Analysis. Cambridge University Press. - Gibbons, R. (1992), A Primer in Game Theory, Pearson Education. - Keiding, H. (2015). Game Theory: A Comprehensive Introduction. World Scientific Publishing Company.:
Secundária
- - Mas-Colell, A., Whinston, M. & Green, J. (1995), Microeconomic Theory, Oxford University Press. - Fudenberg, D., & Tirole, J. (1991). Game Theory. MIT Press.: