Currículo

Gestão de Risco 00563

Contextos

Groupo: Economia - 2016 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livres

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Aprender a utilizar diferentes ferramentas analíticas para analisar o risco de mercado e de crédito de portfolios de instrumentos financeiros. 2. Desmonstrar capacidade de escolher as metodologias mais adequadas em cada situação. 3. Capacidade de criar, implementar e validar um sistema de Value at Risk para analisar o risco de mercado de um portfolio de instrumentos financeiros.

Programa

1. Introdução ao Value at Risk (VaR) 2. Modelos Parametric Linear VaR 3. Historical Simulation 4. Monte Carlo VaR 5. Regressões de Quantis 6. Risco do modelo de risco 7. Análise de cenários e stress testing 8. Alocação de capital

Método de Avaliação

Os alunos podem optar por realizar avaliação por exame ou avaliação ao longo do semestre. A avaliação ao longo do semestre consiste na realização de um trabalho individual ao longo do semestre e num teste escrito no final do semestre, ambos com ponderação de 50% na nota final. Nesta modalidade de avaliação a aprovação na UC depende da obtenção de uma nota mínima de 7,5 valores no teste escrito e da obtenção de uma nota final, arredondada à unidade, igual ou superior a 10 valores. Na modalidade de avaliação por exame a aprovação na UC depende da obtenção de uma nota, arredondada à unidade, igual ou superior a 10 valores.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 119.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • - Alexander, Carol, Market Risk Analysis Vol IV: Value at Risk Models, Wiley, 2009 - Class notes and Excel spreadsheets made available on the e-learning platform:

Secundária

  • - Alexander, Carol, Market Risk Analysis Vol III: Value Pricing, Hedging and Trading Financial Instruments, Wiley, 2008 - Hull, John, Risk Management and Financial Institutions, 5th Edition, Wiley. 2018 - Risk Metrics - Technical Document, J.P. Morgan, 1996:

Disciplinas de Execução

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre