Currículo
Políticas de Ciência e Ensino Superior M5015
Contextos
Groupo: Educação e Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livres Ou Supletivas > 1º Ano - 2º Semestre
Groupo: Educação e Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livres Ou Supletivas > 1º Ano - 1º Semestre
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objectivo é desenvolver capacidades analíticas para compreender os contextos e a evolução histórica dos processos e das dinâmicas de políticas de ciência e ensino superior. É um objectivo dar a conhecer conceitos e problemáticas para o estudo da relação entre ciência, ensino superior e política; estruturas e de processos; políticas públicas e objectivos sociais e económicos a nível nacional, europeu e internacional.
Programa
1. A ciência e as Instituições do Ensino Superior 2. As origens da política científica e das instituições do ensino superior 3. Indicadores de ciência e de ensino superior 4. A organização da produção do conhecimento; instituições e unidades de I&D; colaborações, redes e parcerias internacionais 5. Políticas de recursos humanos e formação avançada; emprego científico; programas de mobilidade; trajectórias académicas e profissionais, circulação de cérebros 6. O reconhecimento científico; formas de avaliação; impactos socioeconómicos; rankings internacionais de universidades de investigação 7. A globalização; políticas europeias e a internacionalização da ciência (EU, OCDE, UNESCO) 8. Ciência e sociedade; cultura científica e ensino das ciências
Método de Avaliação
O processo de ensino-aprendizagem assenta nas aulas teórico-práticas que permite a apresentação de quadros teóricos e analíticos de referência, fornecer exemplos e dados mas também para esclarecer dúvidas, suscitar interesse, desenvolver curiosidade intelectual e reflexão crítica. O trabalho escrito visa promover prática de expressão escrita de forma a desenvolver e aprofundar capacidades de análise científica e reflexão crítica. | Os momentos de avaliação são: 1. Presença e participação nas aulas - a participação nas aulas exige o acompanhamento e a leitura dos textos assinalados para cada tema em discussão. Cada aluno fará uma apresentação na aula. (20%) 2. Trabalho final escrito - elaboração de um trabalho escrito (tema aprovado pelo professor) que demonstre capacidade de investigação e de análise, reflexão critica e bibliografia apropriada. (80%)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
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Secundária
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