Currículo

Sociologia da Ciência L0929

Contextos

Groupo: Educação e Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livre > 2º Ano - 1º Semestre

Groupo: Educação e Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livres Ou Supletivas > 1º Ano - 1º Semestre

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os objectivos de aprendizagem desta unidade curricular são: Conhecimento e capacidade de utilizar conceitos e teorias da sociologia da ciência e o domínio de análise e de investigação na área da sociologia da ciência.

Programa

1. Pontos de partida: ciência, sociedade, sociologia, sociologia da ciência. 2. O surgimento da ciência moderna: contextos, agentes e processos sociais 3. A ciência como instituição: estrutura normativa e ambivalências; sistemas de recompensas e disputas de prioridade 4. A comunidade científica: a organização social das ciências e do trabalho científico; disciplinas e especialidades 5. A competição, os prémios, processos de avaliação e acumulação desigual e relações assimétricas 6. Cientistas e produção científica: papéis profissionais, emprego e trajectórias; publicações e texto científico 7. Produção de conhecimento científico e controvérsia epistemológica 8. Novas relações entre esferas institucionais: "Modo 2", "ciência pós-académica, "triple helix" 9. As ciências sociais como ciência 10. Pontos em aberto: problemas, actualidade e renovação da sociologia da ciência.

Método de Avaliação

A avaliação visa aferir em que grau o estudante atingiu os objectivos de aprendizagem previstos e incide sobre: a) a assiduidade às aulas e a participação efectiva nelas, nomeadamente no debate sobre a bibliografia de trabalho e outra bibliografia pertinente (25% da classificação); b) uma apresentação oral sobre um tema definido (25% da classificação); c) um trabalho escrito final sobre temas seleccionados do programa: ensaio individual, (50% da classificação).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Ziman, J. (2000), Real Science. What It Is, and What It Means, Cambridge University Press. Whitley, R. (2000 [1984]), The Intellectual and Social Organization of the Sciences, Oxford University Press. Sokal, A. (2008), Beyond the Hoax. Science, Philosophy and Culture, Oxford University Press. Sismondo, S. (2010), An Introduction to Science and Technology Studies, Wiley-Blackwell. Pinto, J. M. (2007), Indagação Científica, Aprendizagens Escolares, Reflexividade Social, Porto, Afrontamento. Nowotny, Helga (2008), Insatiable Curiosity. Innovation in a Fragile Future, The MIT Press. Merton, Robert K. (1973), The Sociology of Science, University of Chicago Press. Hackett, E., Olga A., M. Lynch and J. Wajcman (2008), The Handbook of Science and Technology Studies, The MIT Press. Bucchi, M. (2002), Science in Society. An Introduction to Social Studies of Science, Routledge. Bourdieu, P. (2004 [2001]), Para uma Sociologia da Ciência, Lisboa, Edições 70. :

Secundária

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Disciplinas de Execução