Currículo
Estágio em Educação e Sociedade 02387
Contextos
Groupo: Educação e Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livre > 2º Ano - 1º Semestre
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os objectivos de aprendizagem são adaptados a cada estágio e à instituição em que é desenvolvido. Os alunos que completem com sucesso esta UC devem ser capazes de: 1. Colaborar na definição da proposta de estágio; 2. Responder de forma pertinente a situações suscitadas ao longo do estágio; 3. Equacionar os problemas e utilizar adequadamente instrumentos teórico-metodológicos na sua resolução; 4. Estabelecer boas relações de trabalho no contexto da instituição em que estagia; 5. Assumir uma postura pessoal e profissional orientada por princípios éticos e deontológicos; 6. Enquadrar e refletir criticamente a análise das atividades desenvolvidas, concretizando esta reflexão na apresentação intercalar e na elaboração do relatório final do estágio.
Programa
A natureza da UC exige uma adaptação aos contextos e áreas de atuação do estágio. 1. Preparação do estágio 1.1 Seleção do domínio e sede do estágio 1.2 Formalização do estágio com a instituição de acolhimento (protocolo de estágio, normas de enquadramento, identificação do orientador externo e do supervisor interno) 1.3. Elaboração da proposta de estágio 2. Exercício de estágio 2.1 Definição da orientação profissional 2.2 Execução do trabalho 2.3 Monitorização da execução 2.4 Avaliação intercalar de processo 3. Reflexão sobre resultados e aprendizagens 3.1 Balanço da entidade de acolhimento 3.2 Elaboração do relatório final de estágio
Método de Avaliação
O processo de avaliação tem as seguintes componentes e respetivas ponderações: a) a prestação em contexto de trabalho (30%); b) o trabalho em sala de aula (10%); c) o relatório de estágio (60%). A primeira componente é fundamentalmente da atribuição do tutor da instituição onde se realiza o estágio e as outras duas cabem ao docente do ISCTE-IUL que supervisiona o estágio. Não há exame final.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 49.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Pacheco, José Augusto, org. (2014) Avaliação externa de escolas: quadro teórico/conceptual. Porto: Porto Editora. Santos Guerra, Miguel Ángel (2003) Tornar Visível o Quotidiano: Teoria e Prática de Avaliação Qualitativa das Escolas. Porto: Asa. Sánchez Martínez, Eduardo (2005) Planeamiento Estratégico de la Educación: Elementos Conceptuales y Metodológico. Córdoba: Editorial Brujas. Bransford, John (2010) How People Learn. Washington DC: National Academy Press. Araújo, Emília Rodrigues (2005) O papel do sociólogo na escola: contributos, Comunicação à CPCJ. http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/3912 /1/O%20papel%20do%20sociologo%20na%20escola.pdf Afonso, Cátia, Silva, Andreia, Vale, Sónia e Xavier, Paulo (2004) Sociólogos na escola: a dinamização de uma rede educativa, Actas dos ateliers do Vº Congresso Português de Sociologia, Sociedades Contemporâneas: Reflexividade e Acção. Lisboa: APS. APS (1992) Código Deontológico. Lisboa: APS. :
Secundária
- Pacheco, José Augusto, org. (2014) Avaliação externa de escolas: quadro teórico/conceptual. Porto: Porto Editora. Santos Guerra, Miguel Ángel (2003) Tornar Visível o Quotidiano: Teoria e Prática de Avaliação Qualitativa das Escolas. Porto: Asa. Sánchez Martínez, Eduardo (2005) Planeamiento Estratégico de la Educación: Elementos Conceptuales y Metodológico. Córdoba: Editorial Brujas. Bransford, John (2010) How People Learn. Washington DC: National Academy Press. Araújo, Emília Rodrigues (2005) O papel do sociólogo na escola: contributos, Comunicação à CPCJ. http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/3912 /1/O%20papel%20do%20sociologo%20na%20escola.pdf Afonso, Cátia, Silva, Andreia, Vale, Sónia e Xavier, Paulo (2004) Sociólogos na escola: a dinamização de uma rede educativa, Actas dos ateliers do Vº Congresso Português de Sociologia, Sociedades Contemporâneas: Reflexividade e Acção. Lisboa: APS. :