Currículo

Análise de Conteúdo com Programas Informáticos M8107

Contextos

Groupo: Educação e Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Técnicas Especializadas de Pesquisa

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: Identificar diferentes métodos de análise de conteúdo e respetiva utilização em diversos tipos de suporte: entrevista, entrevista de grupo, artigos de imprensa. (OA1) Planear e executar uma análise de conteúdo com recurso ao MAXQDA (OA2) Construir outputs auxiliados pelas ferramentas visuais do software (OA3). Interpretar os dados e sobre estes construir um texto analítico e explicativo, em formato de relatório ou de outro produto científico (OA4).

Programa

1. A análise de conteúdo 1.1 Introdução. Estratégias de análise de conteúdo. Comparação da análise de conteúdo clássica com a grounded theory. 1.2 A questão da amostragem na seleção dos documentos a tratar. As etapas na realização da análise de conteúdo. As vantagens e desvantagens da análise de conteúdo. Aplicações da análise de conteúdo. Fiabilidade e validade na análise de conteúdo. 2. A utilização do software MAXQDA na análise de diversos tipos de dados qualitativos. 2.1 Etapas, processos e tarefas na utilização do MAXQDA: estrutura de codificação; memos; contagens; 3. Construção de Outputs 3.1 Produção de um codebook de apresentação dos resultados: matrizes de códigos e matrizes de de relações entre códigos, cruzamentos, excertos, contagens, proporções, nuvens de palavras, 4. Interpretação dos dados e construção de outputs 4.1 Integração da análise e dos outputs em produtos de diferentes tipos, relatórios e produtos científicos.

Método de Avaliação

A avaliação da unidade curricular é efetuada através da apresentação de um único trabalho, escrito, de cerca de 10 páginas contendo a análise conteúdo de um conjunto de documentos. Esses documentos consistirão em entrevistas ou grupos de discussão (fornecidos pelo docente) ou numa seleção de documentos à escolha do aluno (esta opção deverá obter aprovação prévia do docente). Esse trabalho, em formato de relatório escrito, deverá incluir a apresentação de objetivos e do material a analisar, bem como de todas as operações de análise de conteúdo realizadas, acompanhadas das ferramentas visuais produzidas pelo software MAXQDA e ainda outros elementos como tabelas, gráficos etc, bem como a interpretação dos dados e reflexão em contraste com os objetivos apresentados. A classificação desse relatório consistirá em 100% da nota final. Os alunos que não obtiverem aproveitamento em 1ª época, ou que não tenham sido avaliados nessa mesma época, poderão apresentar o relatório em 2ª época, consistindo essa classificação em 100% da nota final. Em virtude das características da unidade curricular, os alunos não serão avaliados por exame final.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • MAXQDA 12 Reference Manual, Verbi Software, Berlin Denzin, N.K., & Lincoln, Y.S. (2000). Handbook of Qualitative Research. London: Sage. Bryman, A. (2012). Social Research Methods. Oxford: Oxford University Press :

Secundária

  • Silveira, Liane (2015), "Eu sou os olhos dela. As babás nas imagens, na praça ou na etnografia do olhar", Sociologia, Problemas e Práticas 77, pp. 95-111. Nunes, Ana Rita e Sara Falcão Casaca (2015), "As mulheres perante o desafio de uma carreira internacional", Sociologia, Problemas e Práticas 77, pp. 77-94. Lemos, Valter e Anabela Serrão (2015), "O impacto político do PISA em Portugal através dos media", Sociologia, Problemas e Práticas 78, pp. 87-104. Gomes, Rui Telmo (2014), "O pessoal está interessado numa tour". Ritos de procrastinação das cenas musicais underground", Sociologia, Problemas e Práticas 76, pp.51-68. Duarte, Vera (2015), "Delinquência Juvenil feminina a várias vozes. Contributos para a contrução de uma tipologia de percursos transgressivos", Sociologia, Problemas e Práticas 78, pp. 49-66. :

Disciplinas de Execução

2009/2010 - 1º Semestre

2010/2011 - 1º Semestre

2011/2012 - 1º Semestre

2012/2013 - 1º Semestre

2013/2014 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre