Currículo

Sociologia do Desempenho Escolar 01047

Contextos

Groupo: Educação e Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

Groupo: Educação e Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

Groupo: Educação e Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1. Relacionar as mudanças no contexto educativo com as alterações societais mais globais; OA2. Reconhecer a dimensão social do desempenho escolar; OA3. Identificar as tendências da diferenciação do desempenho escolar, considerando o conjunto de dimensões sociais em estudo; OA4. Acionar as diferentes teorias explicativas disponíveis no entendimento dos fenómenos sociais observados; OA5. Relacionar os resultados escolares com variáveis do plano político e do plano organizacional; OA6. Relacionar os resultados escolares com variáveis do plano da ação individual e relacional a diferentes níveis (estudantes, famílias e professores); OA7. Refletir criticamente, e de modo informado, sobre os processos de produção da diferenciação de desempenho escolar, envolvendo a diversidade de planos analíticos e dos agentes mais diretamente envolvidos.

Programa

1. A escola enquanto projeto da modernidade. O mérito e a sociedade meritocrática. 2. Relação entre as condições estruturais (plano macro) e o desempenho escolar: diagnóstico da seletividade social (do ensino básico ao ensino superior). 3. Teorias explicativas da seletividade social do desempenho escolar. 4. O efeito-aluno/a: dinâmicas que se relacionam com os resultados escolares. 5. O efeito-família-comunidade: dinâmicas que favorecem o desempenho escolar. 6. O efeito-escola: condições e processos que afetam os resultados escolares. 7. Condições e processos na produção do desempenho escolar (síntese)

Método de Avaliação

A avaliação da UC tem como suporte a prestação de provas em momentos diferenciados (avaliação periódica). 1. Ao longo do semestre, em sessões pré-definidas, os/as estudantes analisam, em grupo (três elementos), um retrato sociológico de um/a jovem, centrado na sua trajetória escolar. Cada um destes momentos corresponde a diferentes etapas de uma análise integradora dos conteúdos em estudo. Na última fase, são apresentados e discutidos os casos analisados por cada grupo. Posteriormente é entregue, por escrito, um relatório final sintético (cerca de 4 páginas). Ponderação na classificação final: 30%. 2. Resposta individual a questões enunciadas pela equipa docente, realizada pelos/as estudantes em tempo de trabalho autónomo (ao longo de duas semanas). Ponderação na classificação final: 70%. Este exercício final inclui a possibilidade de escolha de temáticas, a desenvolver de forma sintética, de modo a permitir o aprofundamento de conhecimentos que possam vir a ser mobilizados para o trabalho de dissertação a realizar no 2º ano do curso. Esta componente deve ser entregue, no portal Moodle, na data da 1ª época ou na 2ª época. Os elementos da avaliação podem ser realizados noutras línguas: inglês, francês ou espanhol.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

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Secundária

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Disciplinas de Execução

2009/2010 - 1º Semestre

2010/2011 - 1º Semestre

2011/2012 - 1º Semestre

2012/2013 - 1º Semestre

2013/2014 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre