Currículo

Sociedade Educativa 00533

Contextos

Groupo: Educação e Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

Groupo: Educação e Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

Groupo: Educação e Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Proporcionar aos estudantes a aprendizagem de: a) Conhecimentos sobre a presença transversal e multifacetada das dimensões educativas, em sentido amplo, na constituição e nas dinâmicas das sociedades actuais; b) Conhecimentos sobre as vertentes em que a dimensão educativa se desdobra na sociedade actual, e dos modos como ela se interliga com diversos domínios institucionais e interacionais; c) Competências de análise das componentes educativas das sociedades contemporâneas e dos actuais processos de modernização e desenvolvimento, em contexto de globalização; d) Competências de colocação de questões relevantes de índole metodológica, cívica e ética, relativas à articulação entre reflexão teórica, investigação empírica e acção prática neste domínio.

Programa

As sessões serão organizadas segundo os seguintes temas: 1. Apresentação. Planeamento de actividades. Sociedade educativa: problematização inicial 2. Sociedades contemporâneas, mudança social e educação 3. Competências em contexto de globalização e inovação 4. Sociedade em rede, mundo digital e media 5. Cultura científica nas sociedades do conhecimento 6. Arte, cultura e formação de públicos 7. Globalização, migrações e diversidade cultural 8. Ambiente, risco e reflexividade 9.Género, cidadania e poder 10.Orientação dos trabalhos finais, balanço e avaliação

Método de Avaliação

A concretização dos objectivos desta unidade curricular faz-se através de aulas teórico-práticas, orientação tutorial e trabalho pessoal dos alunos, individual e de grupo. O trabalho pessoal dos alunos consiste num conjunto de actividades que incluem: a participação nas aulas; o estudo da bibliografia; a pesquisa de informação complementar pertinente (teórica e empírica); a realização de um trabalho escrito final. | A avaliação na unidade curricular contempla duas modalidades: avaliação periódica ou avaliação por exame final. Avaliação periódica A avaliação periódica terá como base: A. Exercício inicial de síntese de uma página de um texto científico (individual) (5% - 1 valor) B. Apresentação em grupo (30% - até 6 valores) C. Comentário crítico sobre uma apresentação realizada pelos colegas (15% - até 3 valores) D. Trabalho escrito individual (50% - até 10 valores) Ficam aprovados em avaliação periódica os/as estudantes que tenham uma nota igual ou superior a 10 valores no somatório dos elementos de avaliação. Avaliação por exame Em caso de opção, ou não cumprimento dos requisitos da avaliação periódica, os/as estudantes podem recorrer a exame final (1ª época e 2ª época), a que corresponderá a 100% da nota final. Os/as estudantes que a tal tenham direito legal podem ainda recorrer à época especial de avaliação. Dado o modo como a UC está organizada, os alunos são encorajados a frequentá-la em regime de avaliação periódica.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

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Secundária

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Disciplinas de Execução

2009/2010 - 2º Semestre

2010/2011 - 2º Semestre

2008/2009 - 2º Semestre

2011/2012 - 2º Semestre

2012/2013 - 2º Semestre

2013/2014 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre