Currículo
Sociedade Educativa 00533
Contextos
Groupo: Educação e Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
Groupo: Educação e Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
Groupo: Educação e Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da unidade curricular, espera-se que os/as estudantes revelem ser capazes de: 1. Identificar a presença transversal e multifacetada das dimensões educativas, em sentido amplo, na constituição e nas dinâmicas das sociedades atuais. 2. Demonstrar as vertentes em que a dimensão educativa se desdobra na sociedade atual, e dos modos como ela se interliga com diversos domínios institucionais e de interação. 3. Analisar as componentes educativas das sociedades contemporâneas e dos atuais processos de modernização e desenvolvimento, em contexto de globalização. 4. Identificar e analisar criticamente iniciativas e projetos específicos de promoção de competências em contextos não formais e informais.
Programa
As aulas serão organizadas segundo os seguintes conteúdos programáticos: 1. Apresentação, planeamento de atividades e problematização inicial. 2. Sociedades contemporâneas e mudança social 3. Globalização, conhecimento e decolonialidade 4. Sociedade em rede, mundo digital e media. 5. Cultura científica nas sociedades do conhecimento. 6. Arte, cultura e formação de públicos. 7. Migrações e diversidade cultural. 8. Ambiente, risco e reflexividade. 9. Género, diversidades e mudança social. 10.Orientação dos trabalhos finais, balanço e avaliação da unidade curricular.
Método de Avaliação
A avaliação na unidade curricular contempla duas modalidades: avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. Avaliação ao longo do semestre Foi concebida para medir a progressão dos/as estudantes através de um conjunto de atividades que incluem: a participação nas aulas; o estudo da bibliografia; a pesquisa de informação (teórica e empírica); apresentação de um trabalho de grupo, realização de um comentário crítico individual e de um ensaio individual final. A avaliação ao longo do semestre inclui os seguintes instrumentos de avaliação: A. Apresentação de grupo (30% - até 6 valores). Esta apresentação tem por base a análise de uma iniciativa ou projeto específico de promoção de competências em contexto não formal ou informal, escolhido pelos membros do grupo. A análise deverá ser sustentada pela bibliografia de base. Pretende promover competências de análise de processos de educação não formal e informal. B. Comentário crítico sobre uma apresentação realizada pelos colegas (20% - até 4 valores). Os/as estudantes são incentivados/as a analisar uma apresentação dos colegas, de maneira detalhada e a avaliar os pontos fortes e fracos, desenvolvendo competências de avaliação crítica, refletindo sobre o conteúdo apresentado, comparando-o com o conhecimento prévio e outras fontes, e fornecendo feedback de forma construtiva. C. Ensaio individual (50% - até 10 valores). Os/as estudantes deverão aplicar o conhecimento adquirido na análise de um projeto de educação não formal e informal. Prevê-se a realização de prova oral, como instrumento de avaliação complementar, sempre que se justifique a confirmação de uma classificação. Ficam aprovados os/as estudantes que tenham uma nota igual ou superior a 10 valores no somatório dos elementos de avaliação. Todos os elementos de avaliação devem ser apresentados: a não entrega de um elemento significa a exclusão do regime de avaliação ao longo do semestre. Os mecanismos de feedback são formativos, no caso dos trabalhos de grupo, e sumativos no caso do comentário crítico e do ensaio final. Avaliação por exame Em caso de opção, ou não cumprimento da avaliação ao longo do semestre, os/as estudantes podem recorrer a exame (1ª época e 2ª época), a que corresponderá a 100% da nota final, e que compreende todos os conteúdos programáticos trabalhados ao longo do semestre. O exame consiste num teste escrito com a duração de 2 horas. Os/as estudantes que a tal tenham direito legal podem ainda recorrer à época especial de avaliação. Dado o teor e metodologia da UC, os/as estudantes são encorajados a frequentá-la em regime de avaliação ao longo do semestre.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
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Secundária
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