Currículo
Educação Não Formal: Fundamentos, Contextos e Métodos Pedagógicos EnF
Contextos
Groupo: Educação e Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livres Ou Supletivas > 1º Ano - 2º Semestre
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Compreender o conceito de educação não formal, identificar as suas especificidades e explorar as suas complementaridades com outros campos educativos; - Compreender os principais pressupostos éticos e metodológicos das práticas de educação não formal e posicionar-se face a eles; - Conhecer e utilizar diferentes métodos e técnicas pedagógicas para o desenho e desenvolvimento de práticas de educação não formal em contextos diversos.
Programa
1.A educação não formal: 1.1Génese e evolução do conceito e das práticas de educação não formal ( EnF) 1.2Especificidades da EnF face à educação formal e à educação informal 1.3A educação escolar e a EnF: distinções,continuidades e complementaridades 1.4Educação não formal, direitos humanos e cidadania 2.Pressupostos da EnF: 2.1A intencionalidade na educação não formal: uma educação transformadora 2.2A aprendizagem pela experiência 2.3O desenvolvimento integrado de competências 2.4A participação e a inclusão 2.5A aprendizagem cooperativa 3.O desenho e desenvolvimento de práticas de EnF: 3.1A planificação de percursos educativos em educação não formal 3.2Métodos e técnicas pedagógicas: a facilitação, a dinamização de grupos, a mentoria 3.3A avaliação das práticas e o reconhecimento das aprendizagens em educação não formal 3.4O papel e o perfil do/a educador/a na educação não formal 3.5Experiências de educação não formal em diferentes contextos e com diferentes grupos
Método de Avaliação
Trabalho individual: a) análise crítica fundamentada de um projeto ou prática de educação não formal existente,ou b) na planificação fundamentada e justificada de uma prática de educação não formal a desenvolver em contexto real. Apresentado oralmente em aula (30% da class final) e posteriormente entregue por escrito (70% da class final) A UC não contempla exame final. Se o/a estudante não realizar avaliação contínua, a classificação final corresponde à classificação obtida no trabalho escrito
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
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Secundária
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