Currículo
Descendentes de Imigrantes e Educação 02041
Contextos
Groupo: Educação e Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livre > 2º Ano - 1º Semestre
Groupo: Educação e Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livres Ou Supletivas > 1º Ano - 2º Semestre
Groupo: Educação e Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livres Ou Supletivas > 1º Ano - 1º Semestre
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da unidade curricular, espera-se que os/as estudantes revelem ser capazes de: 1) Analisar a diversidade de modos de integração dos/das descendentes de imigrantes, considerando as especificidades da sociedade portuguesa. 2) Refletir criticamente, usando o conhecimento teórico e os resultados de investigação, sobre as condições e processos familiares e escolares que têm impacto na experiência e no desempenho escolar dos/as descendentes de imigrantes. 3) Comunicar de modo claro e conciso as teorias, conceitos e resultados de investigação no domínio temático da unidade curricular. 4) Estruturar um conjunto de questões, sob a forma de um guião de entrevista, que permitam analisar a experiência dos/das filhos/as de imigrantes em domínios como a educação, família, pertença identitária, participação comunitária e artística.
Programa
As aulas serão organizadas segundo os seguintes conteúdos programáticos: 1. Introdução à unidade curricular 2. Migrações e dinâmicas identitárias 3. Processos de integração nas sociedades de acolhimento 4. Descendentes de imigrantes na escola portuguesa: presença, trajetos e resultados 5. Respostas à diversidade sociocultural: políticas de educação multi/intercultural 6. Invertendo a perspetiva: lusodescendentes e educação 7. Famílias imigrantes e educação 8. Comunidade, cultura e produção cultural 9. Aspirações, transições e mobilidade social 10. Balanço e orientações para trabalho final
Método de Avaliação
A avaliação na unidade curricular contempla duas modalidades: avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. Avaliação ao longo do semestre Foi concebida para medir a progressão dos/as estudantes através de um conjunto de atividades que incluem: a participação nas aulas; o estudo da bibliografia; a pesquisa de informação (teórica e empírica); apresentação de um trabalho de grupo, e realização de um guião de entrevista comentado. A avaliação ao longo do semestre inclui os seguintes instrumentos de avaliação: A. Apresentação de grupo (35% - até 7 valores). Esta apresentação tem por base a análise de um texto da bibliografia à escolha do grupo. A análise deverá ser sustentada na bibliografia de apoio e ser problematizadora, destacando a metodologia desenvolvida, os principais resultados e o que texto revela sobre os processos de integração dos/das descendentes de imigrantes. B. Guião de entrevista comentado (65% - até 13 valores). Trata-se de um trabalho individual de construção de um guião de entrevista a um/a descendente de imigrantes, com o objetivo de refletir sobre as teorias e problemáticas contactadas na UC; bem como desenvolver competências metodológicas. Tem por base as problemáticas e temas tratados na UC. As perguntas deverão ser comentadas e justificadas recorrendo à bibliografia da UC. Prevê-se a realização de prova oral, como instrumento de avaliação complementar, sempre que se justifique a confirmação de uma classificação. Ficam aprovados os/as estudantes que tenham uma nota igual ou superior a 10 valores no somatório dos instrumentos de avaliação. Todos os instrumentos de avaliação devem ser apresentados: a não entrega de um elemento significa a exclusão da modalidade de avaliação ao longo do semestre. Utilização de IA (Inteligência Artificial) Caso opte por utilizar ferramentas de IA, deve seguir princípios de uso ético, seguindo as políticas de integridade académica do Iscte e princípios como a transparência (divulgue sempre quando e como usa ferramentas de IA nas suas tarefas e trabalhos) e originalidade (as ferramentas de IA podem ser úteis para brainstorming, organização de ideias e refinamento de rascunhos, mas assegure-se de que o produto final reflete o seu pensamento e compreensão originais). Uma má utilização de IA pode levar à anulação do trabalho realizado. Avaliação por exame Em caso de opção, ou não cumprimento da avaliação ao longo do semestre, os/as estudantes podem recorrer a exame (1ª época e 2ª época), a que corresponderá a 100% da nota final, e que compreende todos os conteúdos programáticos trabalhados ao longo do semestre. O exame consiste num teste escrito com a duração de 2 horas. Os/as estudantes que a tal tenham direito legal podem ainda recorrer à época especial de avaliação. Dado o teor e metodologia da UC, os/as estudantes são encorajados/as a frequentá-la em regime de avaliação ao longo do semestre.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
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Secundária
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