Currículo

Sistemas e Indicadores Comparados de Ciência, Tecnologia e Inovação 00074

Contextos

Groupo: Educação e Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livres Ou Supletivas > 1º Ano - 1º Semestre

Groupo: Educação e Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livres Ou Supletivas > 1º Ano - 2º Semestre

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

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Programa

1. Fontes estatísticas nacionais e internacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação: Organismos das Nações Unidas, Eurostat, OCDE, INE, GPEARI; terminologia e manuais 2. Despesa em I&D por Sectores de Execução Domínio Científico e Tecnológico e Objectivo Socioeconómico 3. Recursos humanos em I & D, ETI e head count, pessoal total, investigadores, doutorados, recursos humanos em C&T, mulheres na ciência 4. Inovação, Inquérito Comunitário à Inovação (Empresas, Sectores de Actividade Económica, Escalões de Dimensão, Volume de Negócios e Pessoal ao Serviço), Despesa em inovação, patentes 5. Ensino Superior: Inscritos, Diplomados, Docentes e Formação Pós-graduada 6. Indicadores de produtividade científica e de inovação: bibliometria 7. Financiamento Estatal de I & D, Orçamento, Projectos, Bolsas de Formação Avançada, Outros apoios 8. Inquéritos à cultura científica 9. Sociedade da informação

Método de Avaliação

1. Momento de avaliação. Elaboração de uma pequena apresentação em sala de aula (cerca de 15 minutos) acerca de um indicador estatístico referindo os seus principais atributos, as fontes onde é utilizado e os seus limites e potencialidades. 2. Elaboração de um pequeno ensaio (10-15 páginas), identificando um tema no âmbito dos estudos da ciência, tecnologia e inovação (ou escolhendo um de uma lista fornecida pelo docente). O trabalho deve ser desenvolvido com auxílio das fontes bibliográficas apropriadas, empiricamente sustentado em dados estatísticos de fontes nacionais e internacionais e conter conclusões empiricamente baseadas.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • http://www.unesco.org http://epp.eurostat.ec.europa.eu/portal/page/portal/eurostat/home/ http://www.oecd.org http://www.ine.pt Bases de Dados de Informação Estatística: OECD (2010), Main Science and Technology Indicators 2010, Paris, OECD. Pereira, T. S. (2001), ?International dimension of research in Portugal: the European Research Area and Beyond?, Science and Public Policy, Vol. 29 N.6, 2002, pp. 451-461. INNO Metrics (2008), European Innovation Scoreboard 2009: Comparative Analysis of Innovation Performance. knowledge and ideas fostering the social fabric to facilitate the concentration of knowledge integrated communities?, Technological Forecasting & Social Change, 77 (2010), pp. 218-247. Heitor, M. e Bravo, M. (2010), ?Portugal at the crossroads of change, facing the shock of the new: People, Godinho, M. M., Mendonça, S., Pereira, T. S. (2005), ?Towards a taxonomy of innovation systems?, Econ-Papers 2005/13, http://econpapers.repec.org/paper/iseisegwp/wp132005.htm Godinho, M. M. (2007), ?Indicadores de C & T, inovação e conhecimento: onde estamos? Para onde vamos?, Análise Social Vol. XLII (182) 2007, pp. 239-274. Eurostat (2009), Science, Technology and Innovation in Europe, Luxembourg, Publications Office of the European Union. European Communities (2009), She Figures 2009: Statistics and Indicators on Gender Equality in Science, Luxembourg, Publications Office of the European Union. Delicado, A. (2008), ?Cientistas Portugueses no Estrangeiro: Factores de mobilidade e relações de diáspora?, Sociologia, Problemas e Práticas 58, 2008, pp. 109-129. Alves, N. A. (2008),?Perfis dos utilizadores da internet em Portugal?, Análise Social Vol. XLIII (3º) 2008, pp. 603-625. Almeida, J. A. S., Pais, A. A. C. C., Formosinho, S. J. (2009), ?Science Indicators and Science Patterns in Europe?, Journal of Informetrics, 3 (2009), pp. 134-142. :

Secundária

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Disciplinas de Execução