Currículo

Antropologia Visual AV

Contextos

Groupo: Educação e Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livres Ou Supletivas > 1º Ano - 2º Semestre

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Programa

1. Introdução: História da utilização de instrumentos visuais em Antropologia 2. Constituição da Antropologia Visual enquanto uma sub-disciplina: questões e métodos 2.1. Etnografia visual e etnografia textual 2.2. O filme na pesquisa antropológica 2.2.1. Margaret Mead 2.2.2. Timothy Asch 2.2.3. Jean Rouch 3. Fotografia e Antropologia 3.1. A fotografia como meio de pesquisa 3.2. A investigação sobre fotografia 3.3. Expor a fotografia colonial 4. Questões sobre representação visual.

Método de Avaliação

O curso desenrola-se em aulas teóricas e seminários. A avaliação baseia-se na leitura, preparação de apresentações e seminários, escrita de um ensaio com base em recolha bibliográfica e exame escrito para os alunos que não tenham completado a avaliação continua. | A avaliação será feita através de: - participação nas aulas e das apresentações em seminário com apresentação de relatório escrito (2.000 caracteres, ponderação: 40%); - trabalho final seguido de discussão, com ponderação de 60% (7.000 carateres com espaços). - Exame final para os alunos que não completarem a avaliação

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Ribeiro, José da Silva, 2004, Antropologia Visual. Da minúcia do olhar ao olhar distanciado, Lisboa, Edições Afrontamento Porto, Nuno (coordenação), 1999, Angola a Preto e Branco, Coimbra: Museu Antropológico da Universidade de Coimbra Pais, José Machado, Clara Carvalho e Neusa de Gusmão (org), 2008, O Visual e o Quotidiano, Lisboa, ICS :

Secundária

  • Thomaz, Omar Ribeiro, 2002, Ecos do Atlântico Sul, Rio de Janeiro Stoller, Paul, 1992, The Cinematic Griot. The ethnography of Jean Rouch, Chicago, The University of Chicago Press. Said, Edward W., 2004 (1997), Orientalismo, Lisboa, Cotovia Rony, Fatimah T., 1996, The Third Eye. Race, cinema and ethnographic spectacle, London, Duke University Press. Sontag, Susan, 1979 (1973), Sur la photographie, Paris, ed. Du Seuil (o original é em inglês e há tradução portuguesa) Ryan, James R., 1997, Picturing Empire. Photography and the Visualization of the British Empire, London, Reaktion Books Ribeiro, José da Silva, 2004, Antropologia Visual. Da minúcia do olhar ao olhar distanciado, Lisboa, Edições Afrontamento. Porto, Nuno, 2002, ?O museu e o arquivo do império (o terceiro império português visto do Museu do Dundo, Companhia de Diamantes de Angola)? in Cristiana Bastos, Miguel Vale de Almeida e Bela Feldman-Bianco, Trânsitos coloniais: diálogos críticos luso-brasileiros, Lisboa, ICS Porto, Nuno, 2001, ?Picturing the museum: photography and the work of mediation in the Third Portuguese Empire? in Mary Bouquet (ed.), Academic anthropology and the museum: back to the future, New York, Berghahan Books pag. 36-54. Porto, Nuno (coordenação), 1999, Angola a Preto e Branco, Coimbra: Museu Antropológico da Universidade de Coimbra Pinney, Christopher & Nicolas Peterson, 2003, Photography?s Other Histories, Durham, Duke University Press. Pais, José Machado, Clara Carvalho e Neusa de Gusmão (org), 2008, O Visual e o Quotidiano, Lisboa, ICS Olhares sobre Portugal. Cinema e Antropologia, 1993, Lisboa: CEAS & ABC cine-clube. McClintok, Anne, 1995, Imperial Leather, London, Routledge. Matos, Patrícia Ferraz de, 2006, As Cores do Império. Representações Raciais no Império Colonial Português, Lisboa, ICS Magubane, Zine, 2001, ?Which Bodies Matter? Feminism, Poststructuralism, Race, and the Cusrious Theorietical Odyssey of the ?Hottentot Vénus??, in Gender and Society, 15, 6: 816-834. Lindfors, Bernth, 2001, ?Hottentot, Bushman, Kaffir. The Making of Racist Stereotypes in 19th. Century Britain? in Encounter Images in the Meetings between Africa and Europe, ed. Mai Palmberg, Uppsala, Nordiska Afrikainstitute. Lutz, Catherine A. & Jane L. Collins, 1993, Reading National Geographic, Chicago, The University of Chicago Press Landau, Paul & Deborah D. Kaspin (ed.), 2002, Images and Empires. Visuality in colonial and postcolonial Africa, Berkeley e Los Angeles, University of California Press. Imagens do Mundo. Mostra de Cinema Etnográfico Francês 1995, Lisboa: CEAS, CEMRI e IFP. Hockings, Paul (ed), 1995, Principles of Visual Anthropology, Berlin & New York: Mouton de Gruyter. France, Claudine de (ed), 1979, Pour une Anthropologie Visuelle, col. Cahiers de l?Homme, Paris: Mouton & École des Hautes Études en Sciences Sociales. Flaes, Robert e Douglas Harper (ed.), 1993, Eyes across the Water Two: essays on visual anthropology and sociology, Amsterdam: Het Spinhuis. Edwards, Elizabeth, 2001, Raw Histories. Photography, Anthropology and Museums, Oxford, Berg. Edwards, Elizabeth (ed.), 1992, Anthropology and Photography 1860-1920, New Haven & London: Yale University Press & The Royal Anthropological Institute Dias, Jill R., 1991, "Photographic Sources for the History of Portuguese-Speaking Africa, 1870-1914", History in Africa 18 (1991), 67-82. Crawford, Peter & David Turton, Film as ethnography, Manchester, Manchester University Press Carvalho, Clara, 2008, ?Raça? e género na imagem colonial: representações de mulheres nos arquivos fotográficos?, in O Visual e o Quotidiano, Pais, José Machado, Clara Carvalho e Neusa de Gusmão (org), Lisboa, ICS, pag. 145-174 Carvalho, Clara, 2004, ?O Olhar Colonial. Fotografia e Antropologia no Centro de Estudos da Guiné Portuguesa?, in A persistência da história: passado e contemporaneidade em África, Clara Carvalho e João de Pina Cabral (ed.), Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais, ISBN 972-671-132-0, pag. 119-147 Carvalho, Clara, 2002, ?Ambiguous Representations. Power and mimesis in colonial Guiné? in Etnográfica 6(1), pp. 93-111 (número especial Mirrors of the Empire. A Debate on Portuguese Colonialism and Postcolonialism, organizado por Rosa Maria Perez e Clara Carvalho), Lisboa, ISBN 0873-6561 Collier,John,Jr.; Collier, Malcolm (posfácio de Edward T. Hall), 1996 (1986), Visual Anthropology: Photography as a Research Method (Revised and Expanded Edition), Albuquerque: University of New Mexico Press Bucher, Bernadette, 1977, La sauvage aux seins pendants, Paris, Hermann. Banks, Marcus & Howard Morphy (ed.), 1999 (1997), Rethinking Visual Anthropology, New Haven: Yale University Press Bancel, Nicolas (org.), 2004 (2002), Zoos humains. Au temps des exhibitions humaines, Paris, La Découverte. :

Disciplinas de Execução

2010/2011 - 2º Semestre