Currículo
Análise Multivariada Avançada M8108
Contextos
Groupo: Educação e Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Técnicas Especializadas de Pesquisa
Groupo: Educação e Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livres Ou Supletivas > 1º Ano - 1º Semestre
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Programa
1. Testar Efeito de Moderação via UNIANOVA 1.1. Pressupostos 1.2. Hipóteses 1.3. Testes a posteriori para análise do efeito de moderação 1.4. Aplicações com o SPSS 2. Testar Efeito de Moderação via Regressão Linear Múltipla 2.1. Pressupostos 2.2. Termo da Interacção 2.3. Aplicações com o SPSS 3. Análise de Variância Multivariada (MANOVA) 3.1. Objectivos e condições de aplicabilidade 3.2. One-Way MANOVA 3.2.1.Pressupostos e modelo 3.2.2.Estimação do modelo 3.2.3.Testes de comparações a posteriori 3.3. Two-Way MANOVA 3.3.1.Pressupostos e modelo 3.3.2.Design factorial 3.3.3.Efeitos principais e efeito de interacção 3.3.4.Estimação do modelo 3.3.5.Testes de comparações a posteriori 3.4. Aplicações com o SPSS 4. Testar Modelo de Mediação via Regressão Linear 4.1. Distinção entre variáveis mediadoras qualitativas e quantitativas 4.2. Mediação com Regressão Linear Hierárquica 4.3. Aplicações com o SPSS
Método de Avaliação
O estudo individual, tendo por base a bibliografia sugerida, será orientado e apoiado pela realização de aulas com diferentes perfis: 1) Sessões teórico-práticas ? a apresentação dos diferentes métodos contempla uma abordagem conceptual, através da qual se pretende que os alunos aprendam os fundamentos e os objectivos de cada um dos métodos em análise e uma vertente mais aplicacional. Neste caso são apresentados e discutidos diversos exemplos ? designadamente na forma de artigos, relatórios com análise de dados ? em cuja análise se justifique a utilização dos métodos desenvolvidos nesta unidade curricular; 2)Sessões laboratoriais ? paralelamente às aulas teórico-práticas existem também sessões laboratoriais que permitem aos alunos aplicar os diferentes métodos através de uma plataforma informática, mantendo-se o recurso ao SPSS. | AVALIAÇÃO A avaliação baseia-se num trabalho individual. A participação nas sessões laboratoriais é condição necessária para a avaliação.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- http://www.people.ku.edu/~preacher/sobel/sobel.htm http://davidakenny.net/cm/mediate.htm http://www.victoria.ac.nz/psyc/paul-jose-files/modgraph/continuous_data.php http://davidakenny.net/cm/moderation.htm Links importantes: Tabachnick, B., L. Fidell (2006) Using Multivariate Statistics, USA, Person International Edition, 5ª. Reis, E. (1997) Estatística Multivariada Aplicada, Lisboa, Sílabo. Maroco, J. (2010) Análise Estatística com o PASW Statistics (ex-SPSS), Pero Pinheiro. Hair, J., R. Anderson, R. Tatham & W. Black (2006) Multivariate Data Analysis, Upper Saddle River: Pearson 6ª ed. Field, A. (2005) Discovering Statistics Using SPSS, London, Sage, 2ª ed. Baron, R & D. Kenny (1986) The Moderator-Mediator Variable Distinction in Social Psychological research: Conceptual, Strategic and Statistical Considerations, Journal of Personality and Social Psychology, 51, 1173-1182. :
Secundária
- Tabachnick, B., L. Fidell (2000) Computer-assisted research design and analysis, Boston: Ally and Bacon. Cohen, J., P. Cohen, S. West, L. Aiken (2003) Applied Multiple Regression/Correlation. Analysis for the Behavioral Sciences, Mahawh: Laurence Erlbaum, 3ª ed. :