Currículo

Sistemas Educativos Comparados 00507

Contextos

Groupo: Educação e Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No decurso desta UC e de acordo com o desenvolvimento dos temas e trabalhos a realizar, os alunos deverão adquirir conhecimentos e competências sobre: a) As principais perspectivas teóricas e metodológicas no quadro da educação comparada; b) A análise comparativa em relação às origens e ao reconhecimento de características fundamentais da estrutura e do funcionamento dos sistemas educativos, em termos europeus e globais; c) A pesquisa, recolha e processamento de informação empírica (primária e secundária), orientada para a análise, articulada e integrada, de questões educativas comparadas; d) A reflexão crítica e interpretativa em relação às visões dominantes sobre os problemas e dimensões de análise dos sistemas educativos.

Programa

1. Educação e sistemas educativos: difusão do modelo escolar 1.1 Origens e difusão mundial do modelo escolar 1.2 Organização e perfis dominantes (diversidade institucional, formativa e curricular) 1.3 Modelos de governança: centralização/descentralização e autonomia; público/privado; estado/mercado 1.4 Transnacionalização das políticas e políticas europeias de educação 2. Massificação dos sistemas educativos e escolarização das populações 2.1 Sistemas educativos: acesso, participação e desempenhos escolares 2.2 Padrões de escolaridade na Europa: certificação e metas 2.3 Comparações internacionais e inter-regionais de qualificações das populações 3. Educação e a perspectiva comparada 3.1 Funções e usos da análise comparativa: balanço sobre as potencialidades e limites 3.2 Procedimentos de pesquisa comparada: planeamento, organização e desenvolvimento 3.3 Fontes e agências internacionais: pesquisa e acesso à informação; compatibilidade e comparabilidade da informação

Método de Avaliação

A avaliação ao longo do semestre será constituída pelos seguintes elementos: 70%: exercício individual de comparação de uma ou várias dimensões de análise entre sistemas educativos. 30%: apresentação oral, em grupo, de um texto (que pode ser um livro, documento institucional/relatório, artigo, etc.) selecionado pelos alunos num conjunto de possibilidades elencadas pelo docente. A participação na dinâmica das sessões será um elemento valorizado na classificação final. A avaliação por exame: Estão nesta situação os/as estudantes que não realizem os elementos de avaliação propostos na avaliação ao longo do semestre e não frequentem as aulas da UC, como definido no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC). A avaliação por exame ocorre, exclusivamente, durante o período de avaliações e incide, potencialmente, sobre a matéria lecionada na unidade curricular. Integra, obrigatoriamente, uma prova escrita. São admitidos/as a esta modalidade de avaliação os/as estudantes que por ela tenham optado e os/as estudantes que não tenham obtido aprovação na modalidade de avaliação ao longo do semestre. Contudo, embora esta seja uma modalidade disponível, os estudantes são encorajados a seguir a avaliação ao longo do semestre, pois esta envolve um processo de aprendizagem mais consistente e seguro dos conteúdos em referência. Em situações pontuais, a docente poderá proceder a uma prova oral ou a uma sessão de discussão dos elementos de avaliação apresentados, para efeitos de clarificação das classificações atribuídas.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Archer, M. (1979), Social Origins of Educational Systems, London, Sage. Azevedo, J. (2007), Sistema Educativo Mundial. Ensaio sobre a regulação transnacional da educação, Fundação Manuel Leão, VN de Gaia. Dupriez, V., e X. Dumay (2006), "Inequalities in school systems: effect of school structure or of society structure?" Comparative Education, 42(2), pp. 243-260. Gauthier, R.F. (2006), The Content of Secondary Education Around the World. Present Position and Strategic Choices, Paris, UNESCO. Hofman, R. H., W. H. A. Hofman, J. M. Gray, e P. Daly (orgs.) (2004), Institutional Context of Education Systems in Europe: A Cross-Country Comparison on Quality and Equity,Dordrecht, Kluwer Academic Publishers. Martins, S. C. (2012), Escolas e Estudantes da Europa: Estruturas, Recursos e Políticas de Educação, Lisboa, Editora Mundos Sociais. Meyer, J., F. Ramirez, e Y. N. Soysal (1992), "World expansion of mass education, 1870-1970", Sociology of Education, 65, pp. 128-149.:

Secundária

  • Benavot, A. (2006), "The Diversification of Secondary Education: School Curricula in Comparative Perspective", em, IBE Working Papers on Curriculum Issues, UNESCO ed., Vol. 6, UNESCO, pp. 1-24. Bourdieu, P., e J.-C. Passeron (1964), Les Héritiers: Les Étudiants et la Culture, Paris, Les Éditions de Minuit. Bray, M., B. Adamson, e M. Mason (eds.) (2007), Comparative Education Research, Approaches and Methods, Hong Kong, Springer. Christ, C., & M. Dobbins (2016) Increasing school autonomy in Western Europe: a comparative analysis of its causes and forms, European Societies, 18(4), pp. 359-388. Dale, R. (2004), "Globalização e educação: demonstrando a existência de uma «cultura educacional mundial comum» ou localizando uma «agenda globalmente estruturada para a educação»?" Educação e Sociedade, 25(87), pp. 423-460. Duru-Bellat, M., e B. Suchaut (2005), "Organisation and context, efficiency and equity of educational systems: what PISA tells us", European Educational Research Journal, 4(3), pp. 181-194. Eurydice (2015), Assuring Quality in Education: Policies and Approaches to School Evaluation in Europe, Bruxelas, CE. Ferreira, A. G. (2008), "O sentido da Educação Comparada: Uma compreensão sobre a construção de uma identidade", Educação, 31(2), pp. 124-138. Gorard, Stephen, e Emma Smith (2004), "An international comparison of equity in education systems", Comparative Education, 40(1), pp. 15-28. Green, Andy (1999), "Êxito educativo em sistemas centralizados e descentralizados", em Manuel Jacinto Sarmento (org.), Autonomia da Escola: Políticas e Práticas, Porto, Edições ASA, pp. 67-94. Howie, S., e T. Plomp (2005), "International comparative studies of education and large-scale change", em N. Bascia, A. Cumming, A. Datnow, K. Leithwood, International Handbook of Educational Policy, Dordrecht, Springer, pp. 75-100. Martins, S.C., L. Capucha e J. Sebastião (orgs.) (2019), School autonomy, organization and performance in Europe: A comparative analysis for the period from 2000 to 2015, Lisboa, CIES-IUL. Nóvoa, A.; J. Schriewer (eds.) (2000), A Difusão Mundial da Escola, Lisboa, Educa. OCDE (2008, 2013, 2021, 2022, 2023), Education at a Glance, Paris. OECD (2023), PISA 2022 Results (Volume II),OECD Publishing, Paris OECD (2019), PISA 2018 Results (Volume II): Where All Students Can Succeed, PISA, OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/b5fd1b8f-en. OCDE (2013), PISA 2012 Results: What Makes Schools Successful? Resources, Policies and Practices (Volume IV), Paris. OCDE (2015), Education Policy Outlook 2015: Making Reforms Happen, Paris (http://www.keepeek.com/Digital-Asset-Management/oecd/education/education-policy-outlook-2015_9789264225442-em page1). Osborn, M., P. Broadfoot, E. McNess, C. Planel, B. Ravn, e P. Triggs (2003), A World of Difference? Comparing Learners Across Europe, Glasgow, Open University Press. OCDE (2018), Education Policy Outlook 2018: Putting Student Learning at the Centre, OECD Publishing, Paris. Rinne, R., T. Järvinen, J. Tikkanen & M. Aro (2016) Changes in education policies and the status of schools in Europe: the views of school principals from eight European countries, Compare: A Journal of Comparative and International Education, 46(5), pp. 764-788. Rowley, KJ, CC Edmunds, MJ Dufur, JA Jarvis & F. Silveira (2020), Contextualising the achievement gap: assessing educational achievement, inequality, and disadvantage in high-Income countries, Comparative Education, 56(4), 459-483, DOI: 10.1080/03050068.2020.1769928 Saha, Lawrence (2001), "The Sociology of comparative education", em Jack Demaine (ed.), Sociology of Education Today, Londres, Palgrave.:

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 2º Semestre

2009/2010 - 2º Semestre

2010/2011 - 2º Semestre

2008/2009 - 2º Semestre

2011/2012 - 2º Semestre

2012/2013 - 2º Semestre

2013/2014 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre