Currículo

Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais 00553

Contextos

Groupo: Educação e Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livres Ou Supletivas > 1º Ano - 1º Semestre

Groupo: Educação e Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livres Ou Supletivas > 1º Ano - 1º Semestre

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1- desenvolver perspectiva crítica sobre a produção de conhecimento científico; OA2 - introdução às regras e procedimentos de construção de um desenho de pesquisa; OA3 - de articulação entre a estratégia metodológica e objecto e objectivos de pesquisa; OA4 - reflexão sobre os resultados da pesquisa empírica à luz dos conceitos metodológicos de fiabilidade e validade.

Programa

CP1. Projecto de investigação sociológica 1. Objectivos, níveis de análise e estratégia de investigação 2. Ruptura e construção do objecto teórico 3. Problemática teórica e o modelo de análise 4. Delimitação do campo empírico, estratégia e plano de observação 5. Construção de amostras, selecção de casos, constituição de corpus de análise empírica CP2. Inquérito por questionário 1. Objectivos, hipóteses de trabalho e construção do questionário 2. Limitações e enviesamentos, regras de redacção e estruturação do questionário e formas de aplicação CP3. Análise de dados estatísticos e interpretação sociológica CP4. Entrevistas e Histórias de Vida 1. Tipos de entrevistas - articulação com o objecto 2. Condução da entrevista CP5. Observação e trabalho de campo CP6. Análise de Conteúdo 1. Documentos produzidos pelo investigador (entrevistas e histórias de vida) 2. Documentos produzidos noutros contextos sociais (ex: imprensa e discurso político)

Método de Avaliação

O processo de avaliação, periódica, implica i) apresentação oral do projecto de pesquisa a realizar-se em data a acordar com os alunos (20% da nota final); ii) um relatório sobre a investigação, cujo conteúdo e data de entrega serão comunicados pelos docentes, no início do semestre (80% da nota final). Na Avaliação Periódica (AP) os alunos têm que estar presentes em, pelo menos, 60 % das aulas. Todos os estudantes podem recorrer ao exame final, a realizar nas 1ª e 2ª Época e Época Especial, incluindo aqueles que não tiverem obtido aprovação na avaliação periódica.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • GUERRA, I., Pesquisa Qualitativa e Análise de Conteúdo. Sentidos e formas de uso, São João do Estoril, Principia, 2006, 2006, São João do Estoril, Principia, POIRIER,J., CHAPIER-VALADON, S., Histórias de Vida- Teoria e Prática, 1995, Oeiras, Celta, SANTOS SILVA e MADUREIRA PINTO (orgs.), Metodologia das Ciências Sociais,, 1987, Porto, Afrontamento, BARDIN, L., Análise de conteúdo, 2000, Lisboa, Edições 70, BEAUD, S., Weber, F., Guia para a pesquisa de campo, 2007, Petropolis, Vozes Lda, BERTAUX, D.,, As Narrativas de Vida, 2020, Lisboa, Mundos Sociais, BRAVO, R.S., Técnicas de investigación social. Teoria y Ejercicios, 1995, Madrid, Paraninfo, BRYMAN, A., CRAMER, D., Análise de dados em ciências sociais - introdução às técnicas utilizando o SPSS, 1992, Oeiras, Celta, pp. 79-96, BURGESS, R.G., A pesquisa de terreno : uma introdução,, 1997, Oeiras, Celta, FODDY, William, Como perguntar. Teoria e Prática da construção de perguntas para entrevistas e questionários, 1996, Oeiras, Celta Editora, GHIGLIONE, R., MATALON, B., O inquérito. Teoria e Prática, 1996, Oeiras, Celta, PERETZ, H., Métodos em Sociologia, 1998, Lisboa, Temas e Debates, :

Secundária

  • FRANKFORT-NACHMIAS, C., NACHMIAS, D.,, Research Methods in The Social Sciences, Londres, 1992, St.Martin?s Press, BERTAUX D., Delcroix, C., Case histories of Families and social processes. Enriching sociology? in PRUE CHAMBERLAYNE et al.(eds), The Turn to Biographical Methods in Social Science. Comparative issues and examples, 2000, London, Routledge, BLAIKIE, N., Designing Social Research, 2000, Cambridge, Polity Press, BLANCHET, A., GOTMAN,A.,, L'enquête et ses méthodes : l'entretien, 1992, Paris, Nathan, BRYMAN, A., Social research methods,, 2012, Oxford, Oxford University Press, DROESBEKE, J., THOVERON, G.,, Au royaume des sondages, 1990, Bruxelles, Editions de l'Université de Bruxelles, 1990, pp. 23-70, DUPOIRIER,E., PARODI, J.-L.,, Les indicateurs socio-politiques aujourd?hui, 1997, Paris, L'Harmattan, DUCHESNE, S., Haegel, F.,, L'entretien collectif, 2005, Paris, A.Colin, FESTINGER, L., KATZ, D, Los métodos de investigacion en las ciências sociales, 1992, Barcelona, Paidós, 1992, pp. 171-234, FLICK, U.,, An Introduction to Qualitative Research, 1998, Londres, Sage, GILBERT, N (org.), Researching social life,, 2001, Londres, Sage, GRAWITZ,M.,, Méthodes des sciences sociales (4a ed.),, 1979, Paris, Dalloz, 1979, Livre II - ch.2 - sections 1 e 2, Livre III - Titre II - ch.1 - section 3., KRIPPENDORf, K.,, Metodología de análisis de contenido. Teoría y práctica, 1997, Barcelona, Ediciones Paidós Ibérica, MATALON, B.,, Décrire, expliquer, prévoir. Démarches expérimentales et terrain, 1988, Paris, A. Colin, 1988, SUE, V. M.,, Conducting Online Survey, 2007, London, Sage, OSUNA, J.R.,, Métodos de muestreo, 1991, Madrid, CIS, OSUNA, J.R.,, Métodos de muestreo. Casos prácticos,, 1993, Madrid, CIS, PONS, I., Programación de la investigación social, 1993, Madrid, CIS, SCOTT, J., A matter of record - Documentary sources in social research, 1990, , Cambridge,Polity Press, 1990, [caps. 1,2,3], SUE, V. M.,, Conducting Online Surveys, 2007, London, Sage, :

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2009/2010 - 1º Semestre

2010/2011 - 1º Semestre

2011/2012 - 1º Semestre

2012/2013 - 1º Semestre

2013/2014 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre