Currículo

Pedagogia da Educação de Adultos PEA

Contextos

Groupo: Educação e Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livres Ou Supletivas > 1º Ano - 1º Semestre

Groupo: Educação e Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livres Ou Supletivas > 1º Ano - 2º Semestre

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

.

Programa

1. A individualidade do adulto: Identidade, cognição e experiência -O desenvolvimento do ?eu? adulto e do pensamento sobre o mundo - O desenvolvimento do adulto em resposta à complexidade 2. Desenvolvimento do adulto e aprendizagem - Desenvolvimento biológico e psicológico - Perspectivas sócio-culturais e integradas do desenvolvimento - O desenvolvimento cognitivo na idade adulta- Inteligência e envelhecimento 3. Os processos de aprendizagem nos adultos - A diversidade dos adultos e os reflexos nos estilos de aprendizagem: Factores cognitivos; Factores afectivo/sociais; Factores relacionados com o meio ambiente de aprendizagem 4. Experiência e aprendizagem - Modelos de comportamento socializados: os sistemas de atitudes e de valores - A experiência e a especificidade dos percursos de vida 5. Perspectivas teóricas sobre a aprendizagem e o desenvolvimento do Adulto - Relevância e aplicabilidade dos diferentes tipos de teorias - A não aprendizagem 6. O ensino de adultos: Ensinar a aprender - A diversidade de campos do saber - Revisão de alguns modelos sobre o ensino/aprendizagem de adultos - Do ensino à formação 7. Articular teoria e prática - Aprender sobre o aprender- O portfolio reflexivo de aprendizagem

Método de Avaliação

A avaliação encarada como uma dimensão constitutiva do processo de aprendizagem materializa-se na apresentação final de um portfolio reflexivo de aprendizagem, enquanto instrumento que reflecte o processo e o produto das aprendizagens desenvolvidas ao longo do curso.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • http://www.unesco.org/education/aladin/ Institute for Adult Education Unesco- >Hamburg http://www.icae.org.uy/eng/index.html ICAE- International Council for Adult Education- Toronto, Canada http//www.niace.org.uk NIACE- The National Institute of Adult and Continuing Education- UK Sites Wenger, E. (1998). Communities of practice: Learning, Meaning and Identity. Cambridge: Cambridge University Press Tight, M. (2002). Key Concepts in Adult Education and Training (2nd Edition). New York, Routledge. Smith, R.M. (1993). Learning how to Learn -Applied Theory for Adults. Buckingham: Open University Press Mezirow, J. & Assoc. (2000) Learning as Transformation. San Francisco: Jossey-Bass Sá Chaves, I. (2005). Os ?portfolios? reflexivos (também) trazem gente dentro. Porto: Porto Editora. Malglaive, G. (1995). Ensinar Adultos, Porto Editora. Ciências da Educação. Josso, M. C. (2002). Experiências de Vida e Formação. Lisboa: Educa. Jarvis, P. (1995). Adult and Continuing Education-Theory and Practice. (2ª ed). Londres: Routlege. Freire, P. (1997). Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra. Conselho Nacional de Educação (1997). A Educação de Adultos em Portugal no Contexto da Educação ao Longo da Vida. Situações alternativas. Recomendações. Pareceres e Canário, R. (2000). Educação de Adultos - Um campo, Uma problemática. Lisboa, Co-Edição Educa e ANEFA Lisboa. Boutinet, J.P. (1990). Antropologia do Projecto. Lisboa: Instituto Piaget. :

Secundária

  • Tennant, M. (2004). Psychology & Adult Learning (2nd Edition). New York, Routledge Silva, A. S. (1990). Educação de Adultos - Educação para o Desenvolvimento, Rio Tinto. Edições Asa, Rodgers, J. (2001). Adult Learning (4th Edition). Maidenhead, Open University Press Ormrod, J.E. (2004). Human Learning (4th Edition). Pearson Merrill Prentice Hall, New Jersey, USA. Nunes, L.A. (1995). As dimensões formativas dos contextos de trabalho. Inovação, 8,233-249, Nóvoa, A. (1991). A Formação Continua entre a Pessoa - Professor e a Organização ? Escola Inovação, 1,65-70, Mezirow, J. & Associates (1990), Fostering Critical Reflection in Adulthood-A Guide to Transformative and Emancipatory Learning, San Francisco: Jossey-Bass Inc., Publishers. Merriam, S.B. & Caffarella, R.S. (1999). Learning in Adulthood - A Comprehensive Guide San Francisco: Jossey-Bass Inc. Publishers Marchand, H.M. (1997). A resolução de problemas por adolescentes e adultos. In A Estrela, R. Fernandes, F. A Costa I. Narciso & 0 Valdrio (ores.). Contributos do Investigação Cientifica para a Qualidade do Ensino. (pp. 315-322). Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação, Marchand, H.M. (1994). Sabedoria: Uma Questão Milenária, Uma Questão Actual, Brotéria, 138, 247-266, Guerra, I. (1993). Modos de Vida. Novos Percursos e Novas Conceitos. Sociologia - Problemas e Práticas. 13, i9-74. Direcção-Geral de Extensão Educativa (1991). Educação de Adultos, Conceitos e Actividades Desenvolvidas. Documento não publicado, Ministério da Educação, Direcção-geral de Extensão Educativa. Lisboa: Delors, I. et al (1996), Educação - Um Tesouro a Descobrir. Rio Tinto: Edições Asa Carneiro, R. (2001). Fundamentos da Educação e da Aprendizagem, V. N. Gaia: Fundação Manuel Leão. Brookfield, S.D. and Preskill, S. (1999). Discussion as a Way of Teaching ? Tools and Techniques for University Teachers. Buckingham, The Society for Research in Higher Education, Open University Press Benavente, A. (1990). Escola, Professores e Processes de Mudança Lisboa: Livros Horizonte, Lda. Ambrósio, T. (1994). Exigências da Investigação Multidisciplinar em Formação. In Estado Actual da Investigação em Formação (pp. 83-88). Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. :

Disciplinas de Execução

2008/2009 - 2º Semestre

2008/2009 - 1º Semestre