Currículo

Cultura Científica e Comunicação da Ciência 00433

Contextos

Groupo: Educação e Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livres Ou Supletivas > 1º Ano - 1º Semestre

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1. Conhecer as diversas aceções de "cultura científica" e ser capazes de as enquadrar, problematizar e relacionar com diferentes modelos de Comunicação Pública da Ciência (CPC). OA2. Conhecer e situar historicamente diferentes modelos de CPC, e ser capaz de perpectivar as suas potencialidades e limites. OA3. Conhecer diferentes abordagens sociológicas sobre a ciência, e compreender as implicações que estas abordagens têm nas conceções de cultura científica e nos modelos de CPC. OA4. Conhecer e ser capaz de analisar criticamente tanto indicadores estatísticos como estudos qualitativos sobre estas matérias. OA5.Ser capaz de observar e analisar criticamente diferentes iniciativas de CPC. OA6. Conhecer e ser capaz de discutir problemáticas específicas (media, museus, etc.). OA7. Reconhecer e ser capaz de enquadrar as principais iniciativas de CPC em Portugal, seus promotores e públicos. OA8. Ser capaz de realizar e apresentar pesquisas sobre estes temas.

Programa

P1. Da cultura da ciência à ciência como (parte da) cultura Ciência e modernidade Ciência como instituição, recurso, ideologia e problema social Ethos científico, ciência acabada vs. em processo, modos de produção de conhecimento Promoção da cultura científica das populações: agentes e objetivos P2. Confrontando modelos de comunicação pública da ciência Literacia científica e públicos da ciência: conceções e formas de aferição; públicos e modos de relação com a ciência "Modelo do défice": conhecimentos vs. atitudes, comunicação top-down e one-way Abordagens "contextuais": aprendizagens em "livre escolha", contextualização e experimentação; ciência e saberes do quotidiano; estudos quantitativos vs. qualitativos Diálogo e participação: ciência cidadã e políticas de ciência com/para a sociedade P3. Algumas problemáticas especializadas Ciência e média Museus e centros de ciência Comunicação institucional Ensino das ciências P4. A promoção da cultura científica em Portugal

Método de Avaliação

A avaliação terá em conta os seguintes elementos: a) A presença e participação nas aulas (15% da nota final); b) a observação, análise e apresentação em aula, em grupo, de uma actividade/suporte de comunicação pública da ciência às escolha dos alunos (25% da nota final); c) um ensaio escrito individual sobre temas selecionados do programa, tendo por base pesquisa bibliográfica e, preferencialmente, também alguma pesquisa empírica (10 a 12 páginas de texto) (60% da nota final).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Wynne, B. 1995 "Public understanding of science" in S. Jasanoff et al, Handbook of Science and Technology Studies, Thousand Oaks, Sage Publications. Lewenstein, B. V. 2010 "Models of public understanding", ArteCToS, 3 (1), 13-29. Falk, J. 2001 "Free-choice science learning: framing the discussion" in Free-Choice Science Education, NYork, Teachers College Press Costa, A. F.; P. Ávila; S. Mateus 2002 Públicos da Ciência em Portugal, Lisboa, Gradiva. Conceição, C. P. 2011 Promoção de Cultura Científica. Análise teórica e estudo de caso do programa Ciência Viva, Lisboa, ISCTE-IUL Bucchi, M.; B. Trench (orgs) 2008 Handbook of Public Communication of Science and Technology, NYork, Routledge Bauer, M.; N. Allum; S. Miller 2006 "What can we learn from 25-years of PUS research", Public Understanding of Science, 16 (1), 79-95 Ávila, P.; P. Castro 2003 "Compreender a ciência" in M. E. Gonçalves (org.), Os Portugueses e a Ciência, Lisboa, Dom Quixote. :

Secundária

  • Wynne, Brian (1995a), "Public understanding of science ", em Sheila Jasanoff, Gerald E. Markle, James C. Petersen e Trevor Pinch (orgs.), Handbook of Science and Technology Studies, Thousand Oaks, Sage Publications. Wynne, Brian (1992b), "Misunderstood misunderstanding: social identities and public uptake of science", Public Understanding of Science, 1 (3), pp. 281-304. Wynne, Brian (1991), "Knowledges in contexts", Science, Technology and Human Values, 16 (1), pp. 111-121. Weingart, Peter (1998), "Science and the media", Research Policy, 27, pp. 869-879. Trench, Brian (2008a), "Towards an analytical framework of science communication models", em Cheng Donghong, Michel Claessens, Toss Gascoigne, Jenni Metcalfe, Bernad Schiele e Shunke Shi (orgs.), Communicating Science in Social Contexts. New models, New Practices, Springer. Thomas, Geoffrey e John Durant (1987), "Why should we promote the public understanding of science?" Scientific Literary Papers, 1, pp. 1-14. Star, Susan Leigh e James R. Griesemer (1989), "Institutional ecology, `translations' and boundary objects: amateurs and professionals in Berkeley's Museum of Vertebrate Zoology, 1907-39", Social Studies of Science, 19 (3), pp. 387-420. Snow, C. P. (1959, 1996), As Duas Culturas, Lisboa, Editorial Presença (1959). Shinn, Terry e Richard Whitley (orgs.) (1985), Expository Science: Forms and Functions of Popularization. Sociology of the Sciences (Yearbook 1995 - volume IX), Dordrecht, D. Reidel Publishing Company. Schiele, Bernad (2008a), "On and about the deficit model in a age of free flow", em Cheng Donghong, Michel Claessens, Toss Gascoigne, Jenni Metcalfe, Bernad Schiele e Shunke Shi (orgs.), Communicating Science in Social Contexts. New models, New Practices, Springer. Scanlon, Eileen, Elizabeth Whitelegg e Simeon Yates (orgs.) (1999), Communicating Science: Contexts and Channels, London/New York, Routledge. Royal Society (1985), The Public Understanding of Science, Londres, Royal Society. Roqueplo, Philippe (1974), Le Partage du Savoir. Science, Culture, Vulgarisation, Paris, Seuil. Raichvarg, Daniel e Jean Jacques (1991), Savants et Ignorants, Paris, Éditions du Seuil. Peters, Hans Peter (2000b), "A interacção entre jornalistas e peritos científicos: conflito e cooperação entre duas culturas profissionais", Revista de Comunicação e Linguagens, 27, pp. Paisley, William J. (1998), "Scientific literacy and the competition for public attention and understanding", Science Communication, 20 (1), pp. 70-80. Nowotny, Helga (1993), "Socially distributed knowledge. Five spaces for science to meet the public", Public Understanding of Science, 2 (4), pp. 307-319. Nelkin, Dorothy (1994), "Promotional metaphors and their popular appeal", Public Understanding of Science, 3 (1), pp. 25-31. Neidhardt, Friedhelm (1993), "The public as a communication system", Public Understanding of Science, 2 (4), pp. 339-350. National Science Foundation (2013) "Science and technology: public attitudes and understanding" Science and Technology Indicators, disponível em http://www.nsf.gov/statistics/seind14/index.cfm/chapter-7/c7h.htm Miller, Steve e outros (2002), Report from the expert group 'Benchmarking the promotion of RTD culture and public understanding of science', European Commission. Miller, Jon D. e Rafael Pardo (2000), "Civic scientific literacy and attitude to science and technology: a comparative analysis of the European Union, teh United States, Japan, and Canada", em Meinolf Dierkes e Claudia von Grote (eds.) (orgs.), Between Understanding and Trust. The Public, Science and Technology, Amsterdam, Harwood Academic Publishers. Michael, Mike (1998), "Between citizen and consumer: multiplying the meanings of 'public understanding of science'", Public Understanding of Science, 7 (4), pp. 313-327. Massarani, Luísa (org.) (2010), Jornalismo e Ciência: uma perspectiva ibero-americana, Rio de Janeiro, Museu da Vida/Casa Oswaldo Cruz/Fiocruz. Lewenstein, Bruce V. (2010) "Models of public understanding: the politics of public engagement", ArteCToS, 3 (1), pp. 13-29. Lewenstein, Bruce V. (1995b), "From Fax to Facts: Communication in the Cold Fusion Saga", Social Studies of Science, 25 (3), pp. 403-436. Lewenstein, Bruce V. (1995a), "Science and the media", em Sheila Jasanoff, Gerald E. Markle, James C. Petersen e Trevor Pinch (orgs.), Handbook of Science and Technology Studies, Thousand Oaks, Sage Publications. Lewenstein, Bruce V. (1992a), "The meaning of 'public understanding of science' in the United States after World War II", Public Understanding of Science, 1 (1), pp. 45-68. Lévy-Leblond, Jean-Marc (1992), "About misunderstandings about misunderstandings", Public Understanding of Science, 1 (1), pp. 17-21. Laugksch, Rudiger C. (2000), "Scientific literacy: a conceptual overview", Science Education, 84, pp. 71-94. Irwin, Alan e Brian Wynne (orgs.) (1996), Misunderstanding Science? The Public Reconstruction of Science and Technology, Cambridge, Cambridge University Press. Hilgartner, Stephen (1990), "The dominant view of popularization: conceptual problems, political uses", Social Studies of Science, 20 (3), pp. 519-539. Hetland, Per (2011), "Science 2.0: Bridging science and the public", Nordic Journal of Digital Literacy, 6, pp. 326-339. Grote, Claudia von e Meinolf Dierkes (2000), "Public understanding of science and technology: state of the art and consequences for future research", em Meinolf Dierkes e Claudia von Grote (eds.) (orgs.), Between Understanding and Trust. The Public, Science and Technology, Amsterdam, Harwood Academic Publishers. Gregory, Jane e Steve Miller (1998), Science in Public: Communication, Culture and Credibility, London/New York, Basic Books. Gonçalves, Maria Eduarda (org.) (2003), Os Portugueses e a Ciência, Lisboa, Dom Quixote. Gonçalves, Maria Eduarda (org.) (2000), Cultura Científica e Participação Pública, Oeiras, Celta Editora. Gonçalves, Maria Eduarda (org.) (1996), Ciência e Democracia, Venda Nova, Bertrand Editora. Godin, Benoit e Yves Gingras (2000), "What is scientific and technological culture and how is it measured? A multidimensional model", Public Understanding of Science, 9 (1), pp. 43-58. Gago, José Mariano (1992), "Prefácio", em Rómulo de Carvalho (org.), A Física no Dia-a-Dia, Lisboa, Relógio d'Água. Gago, José Mariano (1990), Manifesto para a Ciência em Portugal, Lisboa, Gradiva. Freitas, Eduardo de e Patrícia Ávila (2000), Inquérito à Cultura Científica dos Portugueses 2000, Lisboa, Observatório das Ciências e das Tecnologias / Ministério da Ciência e da Tecnologia. Felt, Ulrike (org.) (2003a), OPUS - Optimising Public Understanding of Science and Technology. Final Report, (http://www.univie.ac.at/virusss/opus/mpapers.html). Felt, Ulrike (2000b), "Why should the public 'understand' science? A historical perspective on aspects of public understanding of science", em Meinolf Dierkes e Claudia von Grote (eds.) (orgs.), Between Understanding and Trust. The Public, Science and Technology, Amsterdam, Harwood Academic Publishers. Falk, John, Martin Storksdieck e Lynn D. Dierking (2007), "Investigating public science interest and understanding: evidence for the importance of free-choice learning ", Public Understanding of Science, 16 (4), pp. 455-469. Falk, John (2001b), "Free-choice science learning: framing the discussion", em John Falk (org.), Free-Choice Science Education. How we learn science outside of school, Nova Iorque, Teachers College Press. Einsiedel, Edna F. (2000), "Understanding "publics" in the public understanding of science", em Meinolf Dierkes e Claudia von Grote (eds.) (orgs.), Between Understanding and Trust. The Public, Science and Technology, Amsterdam, Harwood Academic Publishers. Durant, John e outros (2000), "Two cultures of public understanding of science and technology in Europe", em Meinolf Dierkes e Claudia von Grote (eds.) (orgs.), Between Understanding and Trust. The Public, Science and Technology, Amsterdam, Harwood Academic Publishers. Durant, John (1995), A new agenda for the public understanding of science, Lição Inaugural no Imperial College, Londres, 28 de Novembro de 1995. Durant, John (1993), "What is scientific literacy?" em John Durant e Jane Gregory (orgs.), Science and Cuture in Europe, Londres, Science Museum. Donghong, Cheng, Michel Claessens, Toss Gascoigne, Jenni Metcalfe, Bernad Schiele e Shi Shunke (orgs.) (2008), Communicating Science in Social Contexts. New models, New Practices, Springer. Delicado, Ana, Raquel Rego, Cristina Palma Conceição, Inês Pereira e Luís Junqueira (2013), Ciência, Profissão e Sociedade. Associações Científicas em Portugal, Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais. Delicado, Ana (2006), "Os museus e a promoção da cultura científica em Portugal", Sociologia, Problemas e Práticas, 51, pp. 53-72. Costa, António Firmino da, Patrícia Ávila e Sandra Mateus (2002), Públicos da Ciência em Portugal, Lisboa, Gradiva. Costa, António Firmino da, Cristina Palma Conceição, Inês Pereira, Pedro Abrantes e Maria do Carmo Gomes (2005), Cultura Científica e Movimento Social, Oeiras, Celta Editora. Costa, António Firmino da, Cristina Palma Conceição e Patrícia Ávila (2007), "Cultura científica e modos de relação com as ciências", em António Firmino da Costa, Fernando Luís Machado e Patrícia Ávila (orgs.), Sociedade e Conhecimento (Portugal no Contexto Europeu, vol. II), Lisboa, Celta Editora. Conrad , Cathy C.; Krista G. Hilchey (2001), "A review of citizen science and community-based environmental monitoring: issues and opportunities", Environmental Monitoring and Assessment, 176; pp. 273-291. Conceição, Cristina Palma, Maria do Carmo Gomes, Inês Pereira, Pedro Abrantes e António Firmino da Costa (2008), "Promoção de cultura científica: experiências da sociologia", Sociologia, Problemas e Práticas, 57, pp. 51-81. Conceição, Cristina Palma, "When the researchers open the lab doors: some experiences from Portugal", International Conference on Science Communication "Journées Hubert Curien 2012", Université de Lorraine, Nancy/França, 4 a 7 de Setembro de 2012. Conceição, Cristina Palma, "Entre o 'défice' e o 'diálogo': uma proposta de análise para diversas modalidades de promoção de cultura científica", Atas do VII Congresso Português de Sociologia, Universidade do Porto, 19 a 22 de Junho de 2012. Conceição, Cristina Palma e Ana Delicado (2012), "New(?) actors in science communication: the role of scientific associations", PCST 2012 Proceedings, Florence/Italy, 18-20 April 2012. Conceição, Cristina Palma (2012), "Meeting scientists halfway between the lab and the seaside: some cases to think about 'deficits' and 'dialogues'", PCST 2012 Proceedings, Florence/Italy, 18-20 April 2012. Conceição, Cristina Palma (2011), Promoção de Cultura Científica. Análise teórica e estudo de caso do programa Ciência Viva, Lisboa, ISCTE-IUL (tese de doutoramento). Conceição, Cristina Palma (2010), "Modos de promoção de cultura científica: explorando a diversidade e a complementaridade" em Luísa Massarani (org.), Jornalismo e Ciência: uma perspectiva ibero-americana, Rio de Janeiro, Museu da Vida/Casa Oswaldo Cruz/Fiocruz, pp. 23-31. Comissão Europeia (2005 e 2010), Europeans, Science and Technology, Special Eurobarometers (224 e 340). Collins, Harry e Robert Evans (2002), "The third wave of science studies: studies of expertise and experience", Social Studies of Science, 32 (2), pp. 235-296. Caraça, João e outros (2004), Science Meets Society, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. Caraça, João (1997), Ciência (o que é), Lisboa, Difusão Cultural. Bucchi, Massimiano e Brian Trench (orgs.) (2008), Handbook of Public Communication of Science and Technology, Nova Iorque, Routledge. Bucchi, Massimiano (2008), "Of deficits, deviations and dialogues. Theories of public communication of science", em Massimiano Bucchi e Brian Trench (orgs.), Handbook of Public Communication of Science and Technology, Nova Iorque, Routledge. Bucchi, Massimiano (2000), "A public explosion: Big-Bang theory in the U.K. daily press", em Meinolf Dierkes e Claudia von Grote (eds.), Between Understanding and Trust. The Public, Science and Technology, Amsterdam, Harwood Academic Publishers, pp. 313-338. Bucchi, Massimiano (1998), Science and the Media: Alternative Routes in Scientific Communication, Londres, Routledge. Bucchi, Massimiano (1996), "When scientist turn to the public: alternative routes in science communication", Public Understanding of Science, 5 (4), pp. 375-394. Broks, Peter (2006), Understanding Public Science, Berkshire, Open University Press. Bonney, Rick et al (2009), "Citizen Science: a developing tool for expanding science knowledge and scientific literacy", BioScience, 59 (11), pp. 977-984. Bensaude-Vincent, Bernadette (2001), "A genealogy of the increasing gap between science and the public", Public Understanding of Science, 10 (1), pp. 99-113. Beetlestone, John G., Colin H. Johnson, Melanie Quin e Harry White (1998), "The science center movement: contexts, practices, next challenges", Public Understanding of Science, 7 (1), pp. 5-26. Bauer, Martin, Nick Allum e Steve Miller (2006), "What can we learn from 25-years of PUS research? Liberating and widening the agenda", Public Understanding of Science, 16 (1), pp. 79-95. Bauer, Martin (2000), "'Science in the media' as a cultural indicator: contextualizing surveys with media analysis ", em Meinolf Dierkes e Claudia von Grote (eds.) (orgs.), Between Understanding and Trust. The Public, Science and Technology, Amsterdam, Harwood Academic Publishers. Ávila, Patrícia, Ana Paula Gravito e Jorge Vala (2000), "Cultura científica e crenças sobre ciência", em Maria Eduarda Gonçalves (org.), Cultura Científica e Participação Pública, Oeiras, Celta Editora. Ávila, Patrícia e Paula Castro (2003), "Compreender a ciência: o inquérito à cultura científica dos portugueses", em Maria Eduarda Gonçalves (org.), Os Portugueses e a Ciência, Lisboa, Dom Quixote. :

Disciplinas de Execução