Currículo
Experiência do Utilizador e Visualização de Informação 03763
Contextos
Groupo: Engenharia Informática - 2020 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1: Investigar as necessidades dos utilizadores e as implicações da modalidade e da conduta social para interação e experiência. OA2: Analisar a interação multimodal, grupos de utilizadores, suas comunicações, atividades e contextos de uso em relação à multimédia. OA3: Desenhar diferentes modalidades de input, multimédia de output e o conteúdo interativo para atrair uma audiência. OA4: Criar e refletir sobre a prática de design crítico. OA5: Conhecer os princípios fundamentais de visualização de dados para uma comunicação eficaz. OA6: Desenhar interfaces analíticas para sistemas de business intelligence e de apoio à decisão OA7: Saber comparar e criticar diferentes interfaces analíticas. OA8: Implementar interações pessoa-máquina inovadoras adaptadas a diferentes contextos OA9: Saber analisar e quantificar a usabilidade de interfaces e a experiência do utilizador.
Programa
CP1: Introdução aos contextos de interação em interfaces pessoa-máquina Experiência, relação e comunicação com o utilizador Análise das necessidades dos utilizadores CP2: Desenho de Experiências de utilizador Design participativo Desenhar Experiências Móveis e Ambientes Inteligentes Desenhar para vários canais Desenhar para a participação Uso criativo do storyboard CP3: Os desafios da visualização de informação nas interfaces pessoa-máquina Num contexto alargado de comunicação de informação No contexto dos sistemas de Business Intelligence e apoio à decisão CP4: Princípios fundamentais de visualização de dados CP5: Desenho de interfaces analíticas para a tomada de decisão Reporting Dashboards CP6: Conceitos chave de storytelling CP7: Prototipagem de interfaces de pessoa-máquina CP8: Avaliação da usabilidade e experiência do utilizador avaliação formativa; avaliação da interação móvel heurísticas de usabilidade.
Método de Avaliação
O aluno dispõe de dois métodos de avaliação: avaliação ao longo do semestre e avaliação por exame (para 100% da nota). Dado o carácter prático desta UC, recomenda-se o método de avaliação ao longo do semestre que inclui o desenvolvimento de um trabalho prático. A avaliação ao longo do semestre é composta pelas seguintes componentes: - Projeto (em grupo) (45%): inclui a entrega de um relatório, protótipo final e vídeo. - Apresentação e discussão do projeto (45%), com nota individual. - Exercício de visualização de dados (em grupo): 10% Critérios de elegibilidade para a avaliação ao longo do semestre: assiduidade às aulas mínima de 60% (30% user experience e 30% data visualisation). Nota mínima de 10 em todas as componentes. Os grupos de trabalho são de 3 a 4 elementos. Dado o elevado número de alunos, não há possibilidade de realização de projetos individuais. O projeto tem duas entregas parciais vinculativas para continuar em avaliação ao longo do semestre. A primeira entrega (tipicamente na semana 7) contempla a versão inicial da user research, com a definição dos questionários a realizar aos utilizadores. A segunda entrega (tipicamente na semana 11) inclui a versão completa da user research, com a análise dos dados dos questionários aos utilizadores. Cada grupo receberá feedback informal e formativo para permitir melhorar a qualidade do projeto final. Quem não realizar as duas entregas parciais passa a ser avaliado por exame. As orais para a apresentação e discussão do projeto e do exercício de visualização de dados serão realizadas via Zoom, numa data a combinar com cada grupo. As notas das orais são individuais e é obrigatória a presença na oral de todos os elementos do grupo. Alternativamente o aluno pode ser avaliado por um exame final que vale 100% da nota, em 1ª época, 2ª época e época especial de avaliação.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- - Allen, J., Chudley,J. Smashing (2012) UX Design: Foundations for Designing Online User Experiences, Wiley - Preece, J., Rogers, Y., and Sharp, H., (2007) - Interaction Design: Beyond HCI. Wiley - Caddick, R, Cable, S. (2011) Communicating the user experience: a practical guide for useful UX documentation. Wiley - Saffer, D. (2009) Designing for Interaction: Creating Innovative Applications and Devices. New Riders - Norman, D. (2013) The Design of Everyday Things (revised and expanded edition). Basic Books - Meirelles, I. (2013). Design for Information. Rockport Publishers. - Nussbaumer Knaflic, C. (2015) Storytelling with data. Wiley - Nussbaumer Knaflic, C. (2019) Storytelling with data: let’s practice! Wiley - Wexler, S., Shaffer, J., and Cotgreave, A. (2017) The Big Book of Dashboards: Visualizing Your Data Using Real-World Business PCenarios. Wiley - Cairo, A. (2016). The Truthful Art: Data, Charts, and Maps for Communication. New Riders.:
Secundária
- - ISO/IEC 9241-11. (1998). Ergonomic requirements for office work with visual display terminals (VDT) - Part 11: Guidance on usability. Geneva, Switzerland: International Organization for Standardization. - ISO/IEC 9241-210. (2015). Ergonomics of human-system interaction - Part 210: Human-centred design for interactive systems. Geneva, Switzerland: International Organization for Standardization. - Nielsen, J. (1993). Usability Engineering. Morgan Kaufmann. - Shneiderman, B. (1992). Designing the user interface strategies for effective human-computer interaction. 2nd Ed. Massachusetts: Addison-Wesley. - Shneiderman, B. (1996). The eyes have it: a task by data type taxonomy for information visualizations. In Proceedings of the 1996 IEEE Symposium on Visual Languages (pp. 336-343). - Evergreen, S. (2016). Effective Data Visualization: The Right Chart for the Right Data. SAGE Publications Ltd. - Lima, M. (2017) The Book of Circles: Visualizing Spheres of Knowledge. Princeton Architectural Press. New York. - Ware, C. (2012). Information Visualization: Perception for Design (3rd ed.), Morgan Kaufmann - Garret, J.J. (2011). The elements of user experience: user-centered design for the Web and beyond. 2nd Ed. Berkeley, CA: New Riders. - Rogers, Y., Sharp, H., & Preece, J. (2013). Interaction design: beyond human-computer interaction. 3rd edition. John Wiley & Sons.: