Currículo
Jogos por Computador M4325
Contextos
Groupo: Engenharia Informática > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento > Optativas > 2º Ano
Groupo: Engenharia Informática > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento > Optativas > 1º Ano
Groupo: Engenharia Informática > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Multimédia
Groupo: Engenharia Informática > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento > Optativas > 2º Ano
Groupo: Engenharia Informática > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento > Optativas > 2º Ano
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No fim o aluno deverá ser capaz de: OA1: Definir o tema e o público-alvo do jogo pedagógico a criar; OA2: Investigar, recolher, analisar, interpretar, e expor criticamente artigo científico na área em que o jogo do projecto vai ser desenvolvido; OA3: criar o jogo definindo o conteúdo original, validação do conteúdo, processo de interacção, navegação, jogabilidade, testes, grupos de teste, etapas de teste, recolha de resultados de testes, análise e conclusões sobre o jogo final; OA4: escrever um relatório sobre o desenvolvimento do projecto na forma de artigo científico.
Programa
CP1: Título, storyline/sinopse, guião, storyboard, etapas de produção CP2. Tipos de jogos, níveis etários, público alvo CP3. Ambientes de desenvolvimento de jogos; jogo integrado versus integração de jogos CP4. Análise funcional do jogo, interface e interacção, tempo e pontuação, níveis de dificuldade CP5. Definição e planificação de conteúdo, validação de conteúdo CP6. Design gráfico, som, imagem, vídeo, animação, texto; mapa de navegação e interacção; programação com Low cost-Low fidelity; design final CP7. Planificação do teste; teste exaustivo; bateria de testes; público de teste e rotatividade; testes desde o início CP8. Estudo de casos: Eco-Pontos, Eco-media, Math4Kids, Age of Mithology, Flight Simulator, GT3, Learn English With Inspector Flops, Cell life - An educational game about biology CP9. O que (não) é um artigo científico, critérios para recolha de artigo científico, escrita de artigo científico
Método de Avaliação
EA1: aulas teórico-práticas EA2: aulas de estudo de caso EA3: apresentação/discussão de artigos científicos; EA4: acompanhamento e avaliação semanal de projecto. | Avaliação contínua, com componente individual de apresentação e discussão de artigo científico seleccionado (20% da nota final), miniteste individual a meio do semestre (20% da nota final), e componente de projecto em grupo (60% da nota final) através de desenvolvimento faseado de projecto, analisado e avaliado etapa a etapa, todas as semanas.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Jogos: EcoPontos, EcoMedia, Math4Kids, Learn English With Inspector Flops, Cell life An educational game about biology A Watt, F Policarpo, 3D Games Real-time rendering and software technology, Addison Wesley, 2001 PF Lopes, EcoVasco an Ecological Multimedia Adventure, EUROGRAPHICS Multimedia 99 Workshop, Milan, Italy, September 1999 T Deus, T Marques, PF Lopes, I Alexandre, P Alexandre, Aprender Inglês com um Jogo por Computador didáctico, ARTECH 2012, 6th International Conference on Digital Arts, 2012 PF Lopes, D Jardim, I Alexandre, Math4Kids, Proc. First Iberian Workshop on Serious Games and Meaningful Play (SGaMePlay'2011), 2011, ISBN: 978-989-96247-5-7, pp711-716 PF Lopes, A new computer game approach for multimedia digital video reuse, International Conference on Media Futures, Florence, Italy, 8-9 May 2001 PF Lopes, Jogos Multimédia Educativos: Estratégias de Desenvolvimento, 3º Simpósio Internacional de Informática Educativa, Viseu, 26-28 Setembro, 2001 :
Secundária
- C Gorriz, C Medina, Engaging Girls WITH Computers THROUGH SOFTWARE GAMES, COMMUNICATIONS OF THE ACM January 2000/Vol.43,No.1, pp. 42-49: