Currículo

Desenvolvimento de Aplicações para Ambientes Móveis 01543

Contextos

Groupo: Engenharia Informática > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento > Optativas > 2º Ano

Groupo: Engenharia Informática > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Multimédia > Optativas > 2º Ano

Groupo: Engenharia Informática > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento > Optativas > 1º Ano

Groupo: Engenharia Informática > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Multimédia > Optativas > 1º Ano

Groupo: Engenharia Informática > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento > Optativas > 1º Ano

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da UC, o aluno deverá estar apto a: 1. Perceber o contexto de desenvolvimento de uma aplicação móvel, assim como as suas características e limitações 2. Identificar as principais plataformas de desenvolvimento de aplicações móveis, e perceber as suas características e diferenças 3. Projetar o desenvolvimento de uma aplicação móvel 4. Compreender as diferenças entre desenvolvimento nativo de aplicações móveis e desenvolvimento móvel para a Web 5. Conhecer as diferentes plataformas de desenvolvimento existentes para aplicações móveis 6. Desenhar, desenvolver e testar aplicações móveis nas plataformas estudadas 7. Aplicar os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento de um projeto de aplicação móvel numa plataforma selecionada

Programa

I. Introdução ao desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis inteligentes a. Introdução ao desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis b. Características e funcionalidades dos dispositivos móveis II. Plataformas de desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis inteligentes a. Google Android, Apple iOS b. IDEs de desenvolvimento III. Desenvolvimento Nativo de Aplicações para Dispositivos Móveis a. Desenvolvimento nativo de Aplicações com Google Android (Java) b. Desenvolvimento nativo de Aplicações com Apple iOS IV. Desenvolvimento de aplicações Web e Híbridas para Dispositivos Móveis a. Desenvolvimento Web de Aplicações móveis (HTML5, CSS3, JS) b. Desenvolvimento Híbrido de Aplicações móveis (ionic, ReactNative) V. Planeamento e concepção de projeto de desenvolvimento de Aplicações para dispositivos móveis

Método de Avaliação

Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): MEA.1: Expositivas, para apresentação do enquadramento teórico MEA.2: Ilustrativas, para exemplificação dos conceitos teóricos em contextos reais MEA.3: Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos MEA.4: Argumentativas, com apresentação e discussão do trabalho de grupo | Avaliação Contínua: - Realização de projeto em grupo (60%) - Apresentação e discussão do projeto (40%) Os alunos que reprovarem na avaliação contínua, ou que assim o desejem, podem entregar e apresentar o projecto da data da época de recurso (2ª época). A frequência de um número mínimo de aulas não é obrigatória em nenhum dos métodos de avaliação.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Grummitt, C. (2017). iOS Development with Swift. Manning Publications. Ramanujam, P., & Natili, G. (2015). PhoneGap: Beginner's Guide. Packt Publishing Ltd. Griffith, C. (2017). Mobile App Development with Ionic, Revised Edition: Cross-Platform Apps with Ionic, Angular, and Cordova. " O'Reilly Media, Inc.". Hardy, B., & Phillips, B. (2013). Android Programming: The Big Nerd Ranch Guide. Addison-Wesley Professional. Smyth, N. (2017). Android Studio 3.0 Development Essentials-Android 8 Edition. Payload Media, Inc.. Documentação a disponibilizar pelo corpo docente na plataforma. :

Secundária

  • Nahavandipoor, V. (2017). IOS 11 Swift programming cookbook : solutions and examples for iOS apps. O'Reilly. Keur, C., Hillegass, A. (2016). iOS Programming: The Big Nerd Ranch Guide. Big Nerd Ranch Guides. Welch, S. (2011). From Idea to App: Creating IOS UI, Animations, and Gestures (Voices That Matter). New Riders Darwin, I. F. (2017). Android Cookbook: Problems and Solutions for Android Developers. " O'Reilly Media, Inc.". Collins, C., Galpin, M., & Kaeppler, M. (2011). Android in Practice (p. 648). Manning Publications. Camden, R., & Matthews, A. (2013). jQuery mobile web development essentials. Packt Publishing Ltd. Castledine, E., Eftos, M., & Wheeler, M. (2011). Build Mobile: Websites and Apps for Smart Devices. SITEPOINT. :

Disciplinas de Execução

2010/2011 - 2º Semestre

2011/2012 - 2º Semestre

2012/2013 - 2º Semestre

2013/2014 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre