Currículo
Projeto Empreendedor Tecnológico em Internet das Coisas PETIC
Contextos
Groupo: Engenharia Informática > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento > Optativas > 1º Ano
Groupo: Engenharia Informática > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Multimédia > Optativas > 1º Ano
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Para obter sucesso nesta UC o estudante deverá ser capaz de: OA1. Adquirir conhecimentos dos principias blocos que constituem o IoT OA2. Ter contato com várias aplicações práticas e em funcionamento na área do IoT. OA3. Identificar uma oportunidade de mercado (e/ou uma necessidade da sociedade) e ter uma ideia inovadora para esta oportunidade e definir os requisitos para o PPSS a desenvolver. OA4. Projetar um produto, processo, serviço ou sistema inovador na área do IoT. OA5. Investigar e desenvolver o que se propõe fazer tendo por objetivo ter protótipo demonstrador e sempre que possível com ?nível de prontidão? elevado. OA6. Fazer a análise de mercado e conceber os principais indicadores para o plano de negócio. OA7. Elaborar o plano de sustentabilidade.
Programa
CP1. Introdução aos principais blocos de IoT: Infraestruturas, Processamento de dados, Apresentação de dados, Dispositivos, Aplicações, Plataformas, Atuadores, Sensores. CP2. IoT com case studies ao nível de PPSS CP3. Introdução a tipos de projetos a desenvolver em contexto de IoT e identificação de ?Case Studies? de projetos Nacionais e Internacionais CP4. Conceitos de ?Design Thinking? CP5. Organização e estrutura do projeto (PET): Estratégia económica, científica-tecnológica; estado da arte e desenvolvimentos propostos relacionados com o PPSS de IoT; principais contribuições-benefícios. CP6. Caraterísticas inovadoras do PET: CP7. Plano de negócio do PPSS CP8. Plano de sustentabilidade do PPSS em IoT. CP9. Plano de trabalho e respetivo cronograma.
Método de Avaliação
Haverá uma aula semanal de 3 horas ao longo das 12 semanas letivas. Metade dessas aulas serão teóricas (T) e a outra metade teórico-práticas (TP). Também está previsto apoio tutorial (OT) aos alunos e para a elaboração dos projetos (PET). Para obter sucesso na realização desta UC, os alunos necessitam igualmente de trabalho autónomo para a elaboração dos PET em IoT. Ainda existe um conjunto de 4 seminários leccionados por profissionais da indústria que desenvolvem trabalho na área de IoT. | O método de avaliação nesta UC consiste: na realização de um projeto (PET em IoT) prático elaborado em grupo, para fomentar a discussão e a procura de solução em equipa, que tem 50% na nota final (40% para o Projeto e 10% para a apresentação/discussão) e uma avaliação individual de 50%. Existe uma alternativa de um projeto individual de avaliação 100% (podendo ser entregue na 1ª ou 2ª época). A classificação mínima é 10 de um total de 20.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- [6] ? O. Vermesan, P. Friess (2013) Internet of Things: Converging Technologies for Smart Environments and Integrated Ecosystems, River Publishers. [5] ? F. daCosta (2013) Rethinking the Internet of Things: A scalable approach to connect everything. Apress open. [4] ? O. Vermesan, P. Friess (2014), Internet of Things-From research and innovation to Market Deployment, River Publishers. [3] ? J. Gubbia, R. Buyya, S. Marusic, M. Palaniswami (2013) Internet of Things (IoT): A vision, architectural elements, and future directions, Future Generation Computer Systems 29 (2013) pp. 1645?1660, Elsevier. [2] ? A. McEwen, H. Cassimally (2014) Designing the Internet of Things, John Wiley and Sons, Ltd. [1] ? Tutorial Point (2016) Internet of Things. Tutorials Point (I) Pvt. Ltd.:
Secundária
- [10] ? Research projects in IoT (e-learning platform). [9] ? Set of IoT standards (last editions) (e-learning plataform). [8] ? R&D articles (e-learning plataform). [7] - N. Gondchawar, R. Kawitkar (2016) IoT based Smart Agriculture, International Journal of Advanced Research in Computer and Communication Engineering Vol. 5, Issue 6, June 2016.: