Currículo

Programação 3D M8118

Contextos

Groupo: Engenharia Informática > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento > Optativas > 2º Ano

Groupo: Engenharia Informática > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Multimédia

Groupo: Engenharia Informática > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento > Optativas > 1º Ano

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final desta UC, os alunos deverão ser capazes de: OA1. Compreender os modelos matemáticos subjacentes à geração de gráficos interativos e foto-realistas em computador. OA2. Compreender os algoritmos subjacentes à implementação eficiente de gráficos interativos e foto-realistas em computador. OA3. Compreender as tecnologias subjacentes à geração de gráficos interativos e foto-realistas em computador. OA4. Especificar e implementar algoritmos para geração de gráficos interativos e foto-realistas em computador

Programa

Os principais conteúdos programáticos a abordar são: CP1. História e aplicações; CP2. Percepção visual e cor; CP3. Pipeline gráfico; CP4. Perspectiva, visualização e transformações; CP5. Ray tracing e rasterização CP6. Iluminação direta e indireta CP7. Splines, curvas e superfícies; CP8. Texturas CP9. Percepção aplicada para sintetização selectiva CP10. Grafos de cena e gráficos procedimentais CP11. Toolkits para programação 3D (eduRayTracer, OpenGL, OSG) CP12. Casos de uso.

Método de Avaliação

As aulas são divididas em dois módulos. O primeiro módulo engloba aulas teóricas expositivas intercaladas com aulas teórico-práticas baseadas num conjunto de fichas de trabalho. O segundo módulo é composto por aulas laboratoriais, onde os alunos serão introduzidos ao projeto prático e acompanhados no seu desenvolvimento. Como trabalho autónomo, espera-se que os alunos pesquisem e analisem literatura relevante e realizem a implementação do projeto prático. | Avaliação periódica: 2 testes realizados ao longo do semestre (2 x 20%) e 1 projeto realizado em grupo, sujeito a entregas intermédias e avaliação de progresso semanal (60%); existe nota mínima de 7.5 valores na média dos testes, assim como no projeto; a presença nas aulas não é obrigatória. Avaliação nas épocas de recurso e especial: exame final composto por uma parte teórica (40%) e uma parte prática (60%) (ver detalhes obrigatórios no campo Observações).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • - Computer graphics with openGL (2011), by Donald Hearn, M. Pauline Baker, Warren R. Carithers, from Prentice Hall, ISBN 0132484579. - Fundamentals of computer graphics (2005), by Shirley, P. et al., from AK Peters Ltd, ISBN 1-56881-269-8. - Real-Time Rendering (2008), by Tomas Akenine-Möller, Eric Haines, and Naty Hoffman, from A.K. Peters Ltd., 3rd edition, ISBN 987-1-56881-424-7. - OpenSceneGraph 3.0 Beginners Guide (2010), by Rui Wang and Xuelei Qian, from Packt Publishing Ltd., ISBN 978-1-849512-82-4. - Acetatos e artigos científicos disponibilizados na plataforma de e-Learning :

Secundária

  • - Introduction to computer graphics (1994), by James D. Foley, from Addison-Wesley, ISBN 0201609215. - 3D computer graphics (2000), by Alan Watt, from Addison-Wesley, ISBN: 0201398559. - Principles of three dimensional computer animating: modeling, rendering, and animation with 3D computer graphics (2003) by Michael O'Rourke, from W. W. Norton, ISBN 0393730832. - OpenGL superbible - Fifth Edition (2011), by R. Wright Jr, from Pearson Education Inc, ISBN 978-0-32-171261-5. :

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 1º Semestre

2008/2009 - 1º Semestre

2009/2010 - 1º Semestre

2010/2011 - 1º Semestre

2011/2012 - 1º Semestre

2012/2013 - 1º Semestre

2013/2014 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre