Currículo

Sistemas Informáticos de Apoio à Decisão II L5304

Contextos

Groupo: Engenharia Informática > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Para obter sucesso nesta UC o aluno deverá ser capaz de: OA1. Conhecer os princípios fundamentais das abordagens de Balanced Scorecard (BSC) e Total Quality Management (TQM) OA2. Formular e criticar uma missão, visão e valores OA3. Desenhar um sistema de gestão estratégica usando a abordagem de BSC OA4. Comparar e criticar um mapa estratégico de um BSC OA5. Desenhar um modelo de negócio e proposta de valor para o cliente usando Business Model Canvas e Value Proposition Canvas OA6. Conhecer os factores chave de sucesso de implementação de um projecto de BSC OA7. Comparar os princípios fundamentais das abordagens de BSC e TQM OA8. Conhecer os princípios fundamentais de visualização de dados OA9. Desenhar dashboards para a tomada de decisão OA10. Expressar e explicar as decisões de desenho tomadas em cada fase do trabalho prático.

Programa

CP1. Enquadramento e elementos da Framework de BSC CP2. Metodologias de desenvolvimento de balanced scorecards CP3. Modelos de negócio e desenho da proposta de valor para o cliente CP4. Factores críticos de sucesso de um projecto de BSC CP5. Conceitos fundamentais de TQM CP6. Como medir qualidade no âmbito de um BSC? CP7. Visualização de dados e desenho de dashboards CP8. Visão integrada de gestão de performance: BSC e TQM

Método de Avaliação

As 36h lectivas são divididas em 18h teóricas (T) e 18h Teórico/práticas (TP). As aulas TP são utilizadas para discutir diferentes casos de estudo e exercícios. A aulas TP permitem consolidar os conceitos leccionados nas aulas T; e realizar o acompanhamento e esclarecimento de dúvidas (a cada grupo) sobre o trabalho prático de BSC. O trabalho autónomo referenciado no documento de Planeamento da UC é disponibilizado no e-learning. | Existem dois tipos de avaliação: contínua e por exame. Avaliação contínua é composta por: Trabalho prático de BSC em grupo (60%) e Teste teórico (frequência) individual (40%). Requer assiduidade >=40% das aulas (relatório assiduidade do Fenix) e 1 reunião de tutoria ao trabalho prático. A Nota mínima para cada instrumento de avaliação é de 10 valores. A nota de exame constitui 100% da nota da UC.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Cairo, Alberto (2016). The Truthful Art: Data, Charts, and Maps for Communication. New Riders Few, Stephen (2006) Information Dashboard Design - the effective visual communication of data. O'Reilly. Osterwalder, A., Pigner, Y., Smith, A., Bernarda, G., Papadakos, P. 2014. Value Proposition Design, Wiley, New Jersey. Osterwalder, A. & Pigner, Y. 2010. Business Model Generation - a Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers, Wiley, New Jersey. R. Kaplan, D. Norton (2008) The Execution Premium: Linking Strategy to Operations for Competitive Advantage. Harvard Business School Press. Versão traduzida em Português: Prémio de Execução, Edição de Actual Editora, Agosto 2009 Elsa Cardoso (2011) Business Intelligence e Gestão de Performance, in António Nelson (ed.), Estratégia Organizacional: do mercado à ética. Lisboa, Portugal: Escolar Editora, pp. 167-200. Elsa Cardoso (2015) Sebenta de SIAD II: Metodologia de desenvolvimento de Balanced Scorecard. :

Secundária

  • Tufte, Edward (1983). The Visual Display of Quantitative Information. Edition, Cheshire, CT: Graphics Press. USA Ware, Colin (2004) Information Visualization: Perception for Design, 2nd Ed, Morgan Kauffman N.G., Olve, J. Roy, M. Wetter (2004) Performance Drivers: a practical guide to using the Balanced Scorecard, John Wiley & Sons, Ltd (original Swedish Edition published in 1997) Paul Niven (2005) Balanced Scorecard Diagnostics. Maintaining Maximum Performance, John Wiley & Sons, Inc. Paul Niven (2003) Balanced Scorecard Step-By-Step for Government and Nonprofit Agencies, John Wiley & Sons, Inc., 2003 Ron Person (2009) Balanced Scorecards & Operational Dashboards with Microsoft Excel, Wiley Publishing, Inc, 2009. R. Kaplan, D. Norton (2006) Alignment: Using the Balanced Scorecard to Create Corporate Synergies, Harvard Business School Press R. Kaplan, D. Norton (2004) Strategy Maps: Converting Intangible Assets into Tangible Outcomes, Harvard Business School Press Evergreen, Stephanie (2016). Effective Data Visualization: The Right Chart for the Right Data. USA. SAGE Publications Ltd Alexandrino da Silva, Ana (2006). Gráficos e mapas - representação de informação estatística, Lisboa, Lidel edições técnicas.  :

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2º Semestre

2012/2013 - 2º Semestre

2013/2014 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre