Currículo
Realidade Mista e Aplicações M4318
Contextos
Groupo: Engenharia Informática > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Multimédia
Groupo: Engenharia Informática > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento > Optativas > 2º Ano
Groupo: Engenharia Informática > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento > Optativas > 1º Ano
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final desta UC, os alunos deverão ser capazes de: OA1. Selecionar, adaptar e integrar mecanismos de visão por computador no contexto da realidade mista; OA2. Especificar, modelar e implementar algoritmos e tecnologia para realidade mista; OA3. Especificar, modelar e implementar aplicações de realidade mista.
Programa
Os principais conteúdos programáticos a abordar são: CP1. Visão por Computador: - Aquisição de dados sensoriais; - Calibração de câmaras; - Estruturas de dados eficientes; - Transformadas e filtros; - Registo de imagens; - Localização de câmaras; - Extração de características; - Reconhecimento de objetos; - Reconstrução de cenas; - Estimação de modelos de iluminação; - Detecção de marcadores. CP2. Realidade Mista: - Historial e aplicações; - Arquiteturas; - Fusão sensorial; - Interfaces tangíveis; - Interfaces gestuais; - Interfaces multimodais; - Síntese de imagem; - Vídeo aumentado. CP3. Casos de estudo.
Método de Avaliação
As aulas são divididas em dois módulos. O primeiro módulo engloba aulas teóricas expositivas intercaladas com aulas teórico-práticas baseadas num conjunto de fichas de trabalho. O segundo módulo é composto por aulas laboratoriais, onde um projecto será desenvolvido em grupo. Como trabalho autónomo, espera-se que os alunos pesquisem e analisem literatura relevante e complementem o trabalho de implementação iniciado em aula. | Avaliação periódica: 2 testes realizados ao longo do semestre (2 x 20%) e 1 projeto realizado em grupo, sujeito a entregas intermédias e avaliação de progresso semanal (60%); existe nota mínima de 7.5 valores na média dos testes, assim como no projeto; a presença nas aulas não é obrigatória. Avaliação nas épocas de recurso e especial: exame final composto por uma parte teórica (40%) e uma parte prática (60%) (ver detalhes obrigatórios no campo Observações).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- - Fundamentals of computer graphics (2005), by Shirley, P. et al., from AK Peters Ltd, ISBN 1-56881-269-8. - Real-Time Rendering (2008), by Tomas Akenine-Möller, Eric Haines, and Naty Hoffman, from A.K. Peters Ltd., 3rd edition, ISBN 987-1-56881-424-7. - An introduction to 3D computer vision techniques and algorithms (2009), by Boguslaw Cyganek, J. Paul Siebert, from John Wiley, ISBN 047001704X. - Computer vision: algorithms and applications (2010), by Richard Szeliski, from Springer, ISBN 1848829345. - 3D User Interfaces: Theory and Practice (2005), by D. Bowman, E. Kruijff, J. LaViola Jr., and I. Poupyrev, from Addison-Wesley, ISBN 0-201-75867-9. - Augmented reality: a practical guide (2007), by S. Cawood and M. Fiala, from Pragmatic Bookshelf, ISBN 1934356034. - Acetatos e artigos científicos disponibilizados na plataforma de e-Learning :
Secundária
- - Online ARToolkit resources: http://www.hitl.washington.edu/artoolkit/ - Online Goblin XNA resources: http://goblinxna.codeplex.com/ - Online osgART resources: http://www.osgart.org/ - Online OSG resources: http://www.openscenegraph.com - Online PCL resources: http://pointclouds.org/ - Online OpenCV resources: http://opencv.willowgarage.com/ - Rusu, R.B. and Cousins, S. (2011) 3D is here: Point Cloud Library (PCL). In Proc. of the Intl. Conf. on Robotics and Automation (ICRA), doi: 10.1109/ICRA.2011.5980567 - OpenSceneGraph 3.0 Beginners Guide (2010), by Rui Wang and Xuelei Qian, from Packt Publishing Ltd., ISBN 978-1-849512-82-4. - Learning OpenCV (2008), by Gary Bradski and Adrian Kaehler, from O?Reilly, ISBN 0596516134. :