Currículo
Sociedade da Informação e do Conhecimento 00842
Contextos
Groupo: Engenharia Informática > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento > Optativas > 1º Ano
Groupo: Engenharia Informática > 2º Ciclo > Parte Escolar > Ramos > Multimédia > Optativas > 1º Ano
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Questões focais nos objetivos de aprendizagem (OA) incluem aquisição de conhecimentos nos seguintes âmbitos: OA1. Compreensão dos desafios colocados pelas redes digitais na sua complexidade técnica, política e social. OA2. Identificação dos impactos dos meios tecnológicos nas divisões digitais e exercício pleno da cidadania. OA3. Pensamento crítico sobre a relação entre política, ética e o valor da informação; OA4. Apreensão da abordagem da informação e conhecimento como fenómenos económicos e organizacionais; OA5. Compreensão da estrutura institucional da gestão da informação e do conhecimento; OA6. Entendimento sobre o papel dos profissionais da informação. OA7. Identificação dos impactos e processos de mudança no Estado e na administração pública associados à transformação digital.
Programa
A unidade curricular está estruturada em doze sessões relacionados com temas específicos ou conteúdos programáticos (CP) da UC Sociedade da Informação e do Conhecimento e que podemos dividir em 3 partes: Parte 1 - Transformação digital e mudança social CP1. Teorias da Sociedade da Informação e do Conhecimento; CP2. O fosso digital numa perspetiva nacional, europeia e global; CP3. A era dos dados: Big data, internet das coisas e desafios éticos; Parte 2 - Tecnologias da Informação e Comunicação, processos políticos e cidadania CP4. TIC, democracia e cidadania; CP5. Modelos de governação e governança eletrónica numa perspetiva comparada; Parte 3 - A transformação digital no Estado e na administração pública CP6. As Tecnologias da Informação e Comunicação na administração pública; CP7. Informação, território e smart cities; CP8. Tecnologias digitais, Educação, Mercado de Trabalho e ?Gamificação? nas organizações; CP9. Informação e saúde; CP10. Estado, Vigilância e Cibersegurança.
Método de Avaliação
Nas modalidades de avaliação temos as seguintes alternativas: 1) Avaliação Contínua: - Trabalho individual que consta da recensão crítica (50%) de um texto; - Trabalho escrito, individual ou em grupo, acompanhado de uma apresentação em aula (40%). O trabalho final tem de ser entregue no fim do semestre nas épocas definidas para o efeito nas normas da instituição. A capacidade de pesquisa, originalidade e a inovação irão pesar na avaliação. O tempo de trabalho é estimado em cerca de 20 horas de pesquisa bibliográfica e/ou de campo; - Participação/assiduidade (10%). A avaliação contínua exige uma assiduidade mínima, não podendo esta ser inferior a 2/3 das aulas efetivamente lecionadas. A média ponderada das notas dos elementos de avaliação sendo maior ou igual a 10 valores, dispensará o aluno de exame final. 2) Os estudantes que não optem pela avaliação contínua ou que nele não tenham aproveitamento, podem recorrer ao exame final (100% da nota) nas épocas previstas para o efeito.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 125.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
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Secundária
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