Currículo

Armazenamento de Dados em Ambientes Descentralizados (2025) 03717

Contextos

Groupo: Engenharia de Telecomunicações e Informática - 2020 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Nesta UC pretende-se fazer uma introdução ao desenho e desenvolvimento de sistemas de armazenamento de dados descentralizados. Pretende-se assim que os/as estudantes fiquem aptos a: OA1. Identificar e caracterizar tipos de sistemas de armazenamento, nomeadamente em Cloud e sistemas avançados de registo de dados como Tecnologias de Registo Descentralizados (DLT) e Blockchain; OA2. Implementar soluções de armazenamento de dados em suporte descentralizado; OA3. Manipular e extrair informação de bases de dados não estruturadas; OA4. Desenvolver aptidões sociais e interpessoais (soft skills), nomeadamente Resolução de Problemas, Trabalho em Equipa, Colaboração, Observação e Discussão Crítica Construtiva.

Programa

Os principais conteúdos programáticos a abordar são: CP1. Introdução às Bases de Dados Não Relacionais para gerir grandes volumes de dados; CP2. Redundância de dados; CP3. Descentralização de dados para atender aos objectivos de vários exemplos aplicacionais; CP4. Introdução aos sistemas Cloud, nomeadamente MongoDB; CP5. Manipulação e extracção de dados no MongoDB; CP6. Desenvolvimento de aplicação de gestão de dados com BackEnd e FrontEnd; CP7: Sistemas descentralizados avançados: DLT e Blockchain.

Método de Avaliação

Avaliação ao longo do semestre: -Participação individual em aula (10%): Avalia a presença, incluindo a presença obrigatória em 16 das aulas, envolvimento e contributos individuais dos estudantes nas discussões e em atividades práticas. - Projeto em grupo focada no desenvolvimento de ferramenta de software (40%): os/as estudantes são organizados/as em grupos de 3 a 5 elementos, constituídos de forma aleatória, com apoio do/a docente. Avaliação em 2 partes com componentes avaliadas em grupo (entrega de relatório, slides de apresentação) e individual (demonstração oral e discussão do trabalho) que ocorre a meados do semestre para a primeira fase do projeto (Backend: 20%) e no final do semestre para a segunda fase do projeto, potencialmente na penúltima aula do semestre (FrontEnd: 20%); - Teste escrito individual realizado na última aula (50%): Teste teórico/prático individual sem consulta. A média ponderada de cada uma destas componentes (não inferior a 8 valores em cada uma das componentes) constitui a nota final que, sendo maior ou igual a 10 valores, dispensará o/a mestrando/a de exame. Assim, apenas os/as mestrandos/as que não obtenham nota positiva nesta avaliação ao longo do semestre podem ir a exame escrito (100%) - 1ª época, 2ª época e época especial. A época especial é reservada a casos especiais previstos no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC), Artigo 14.º Época especial: https://www.iscte-iul.pt/conteudos/estudantes/informacao-academica/regulamentos-formularios/1025/regulamentos Caso sejam utilizados recursos e ferramentas de Inteligência Artificial, estes devem ser mencionados de forma clara nos resultados. Tal como se referenciam artigos, livros, websites e outras fontes utilizadas num trabalho, o uso de IA deve também ser referenciado e utilizado apenas como ferramenta de apoio e pesquisa. Nesse sentido, sempre que a IA for empregue para a realização de uma determinada tarefa, essa contribuição deve ser mencionada, garantindo que a originalidade e a integridade académica se mantêm. Por exemplo, cada estudante poderá incluir uma breve declaração, no final de um trabalho, em que explique o papel da IA no processo desenvolvido para a realização do trabalho. As ferramentas de IA não podem ser usadas para gerar trabalhos inteiros ou plagiar conteúdo. Caso isto aconteça, haverá penalização da avaliação.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • - M. M. Eyada, W. Saber, M. M. El Genidy and F. Amer, "Performance Evaluation of IoT Data Management Using MongoDB Versus MySQL Databases in Different Cloud Environments," in IEEE Access, vol. 8, pp. 110656-110668, 2020, doi: 10.1109/ACCESS.2020.3002164. - Frank, E. (2024). Cloud-based MongoDB: Exploring the Benefits and Considerations of Deploying MongoDB in a Cloud Environment. Retrieved from https://www.researchgate.net/profile/Edwin-Frank/publication/380231377_Cloud-based_MongoDB_Exploring_the_Benefits_and_Considerations_of_Deploying_MongoDB_in_a_Cloud_Environment/links/6632460206ea3d0b741f524b/Cloud-based-MongoDB-Exploring-the-Benefits-and-Considerations-of-Deploying-MongoDB-in-a-Cloud-Environment.pdf - Abdurrashid Ibrahim Sanka, Ray C.C. Cheung, A systematic review of blockchain scalability: Issues, solutions, analysis and future research, Journal of Network and Computer Applications, Volume 195, 2021, 103232, ISSN 1084-8045, https://doi.org/10.1016/j.jnca.2021.103232.:

Secundária

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Disciplinas de Execução