Currículo
Gestão de Benefícios e Governo de Sistemas de Informação 00564
Contextos
Groupo: Engenharia de Telecomunicações e Informática > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1.º Ano
Groupo: Engenharia de Telecomunicações e Informática > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1.º Ano
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1. Enquadrar e relacionar conceitos essenciais associados à Estratégia, Planeamento, Governação e Gestão das Organizações e dos SI/TI; OA2. Conhecer e explorar os principais frameworks para a Governação de SI/TI; OA3. Saber desenhar uma rede de dependência de benefícios e um "business case" no contexto da gestão de benefícios de SI/TI; OA4. Conhecer e explorar os principais aspectos do comportamento organizacional, ao nível individual, grupal e organizacional; OA5. Conhecer e explorar os aspectos essenciais da mudança organizacional, da aprendizagem e do desenvolvimento organizacional; OA6. Conhecer e explorar os processos típicos de gestão de recursos humanos, numa perspectiva de gestão do talento; OA7. Conhecer e explorar os aspectos essenciais da gestão da qualidade e dos modelos de excelência organizacional; OA8. Conhecer aspectos básicos associados à investigação em contexto organizacional.
Programa
Os principais conteúdos programáticos a abordar são: CP1. Introdução e Conceitos Fundamentais: Estratégia, Planeamento, Governação e Gestão; CP2. Principais frameworks para a Governação de TI (COSO, COBIT, ISO 38500) CP3. Gestão de benefícios dos investimentos em Sistemas e Tecnologias de Informação; CP4. Introdução ao comportamento organizacional; CP5. Mudança, Aprendizagem e Desenvolvimento Organizacional; CP6. Processos típicos da Gestão de Recursos Humanos; CP7. Gestão da qualidade e modelos de excelência organizacional; CP8. Introdução à investigação em contexto organizacional.
Método de Avaliação
Avaliação ao longo do semestre: - Teste escrito individual (50%): teste teórico/prático individual com consulta limitada, a realizar durante o semestre; - Trabalho prático (50%): trabalho em grupo, ou individual, com apresentação em sala e apresentação escrita, a realizar durante o semestre; A média ponderada destas notas (não inferior a 8 valores em cada um dos elementos de avaliação) constituirá a nota final deste regime. Exame: Os alunos vão a exame (100%) caso tenham optado por este regime ou não tenham obtido nota positiva na avaliação ao longo do semestre - 1ª época, 2ª época e época especial. A época especial é reservada a casos especiais previstos no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC), Artigo 14.º Época especial: https://www.iscte-iul.pt/conteudos/estudantes/informacao-academica/regulamentos-formularios/1025/regulamentos
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- - Henriques, Telmo. (2019). Gestão de Sistemas de Informação: pessoas, equipas e mudança organizacional. FCA Editora, Lisboa. - Henriques, Telmo. (2019). Gestão de Sistemas de Informação: frameworks, modelos e processos. FCA Editora, Lisboa.:
Secundária
- - Evans, J. and Lindsay, W. (2011). The Management and Control of Quality, 8th Ed. South-western Thomson Learning. Cincinnati. OH. - EFQM. (2013). EFQM Excellence Model. Brussels: European Foundation for Quality Management. - NIST. (2013). Malcolm Baldrige National Quality Award 2013-2014 Criteria for Performance Excellence. National Institute of Standards and Technology. USA. - JUSE (2013). The Application Guide for the Deming Prize 2013, For Companies and Organizations Overseas. The Deming Prize Committee, Union of Japanese Scientists and Engineers. - Mathis, R., Jackson, J. (2011). Human Resource Management, 13th Edition. South-Western Cengage Learning. Mason, OH. - Cummings, T. and Worley, C. (2009). Organization Development & Change, 9th Edition. South-Western Cengage Learning. Mason, OH. USA. - Armstrong, M. & Taylor, S. (2014). Armstrong?s Handbook of Human Resource Management Practice, 13th Edition. Kogan Page Limited. London, UK. - Robbins, S. & Judge, T. (2013). Organizational Behaviour, 15th Edition. Pearson Education, Inc. New Jersey, USA. - Ward, John; Daniel, Elizabeth (2006): Benefits Management: Delivering Value from IS & IT Investments, John Wiley & Sons, Chichester - Moeller, Robert. (2013). Executive's Guide to IT Governance - improving Systems Processes with Service Management, COBIT, and ITIL. John Willey and Sons, Inc. New Jersey.: