Currículo
Sistemas de Comunicações Digitais por Satélite M4305
Contextos
Groupo: Engenharia de Telecomunicações e Informática > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1.º Ano
Groupo: Engenharia de Telecomunicações e Informática > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1.º Ano
Groupo: Engenharia de Telecomunicações e Informática > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1.º Ano
Groupo: Engenharia de Telecomunicações e Informática > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1.º Ano
Groupo: Engenharia de Telecomunicações e Informática > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 2.º Ano
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Após a conclusão desta unidade curricular os alunos deverão ser capazes de: OA 1- Descrever as principais características, vantagens e limitações dos sistemas de comunicação por satélites. OA 2- Calcular os principais parâmetros para comunicar com qualquer satélite (distância, ângulo de fogo e azimute) com base nos seus parâmetros orbitais e coordenadas terrestres. OA 3- Calcular com relativa precisão as coordenadas de um receptor com base nas mensagens de navegação emitidas por vários satélites GPS. OA 4- Calcular o link budget para um sistema de satélites simples ponto a ponto ou inserido numa rede MSAT (Mobile Satellite) em malha ou em estrela. OA 5- Compreender e saber descrever os sistemas de espalhamento de espectro e suas principais características.
Programa
CP 1. Princípios fundamentais dos sistemas de comunicação digital por satélite. CP 2. Órbitas dos satélites: leis de Kepler; determinação da distância, posição e velocidade de um satélite em qualquer tipo de órbita; efeito de Doppler. CP 3. Sistemas de radionavegação por satélite. Sistemas GPS, GALILEU e GLONASS. Determinação das coordenadas pela utilização da mensagem de navegação emitida pelos satélites. CP 4. Cálculo dos requisitos de potência e especificações do equipamento para uma ligação via satélite (link budget). CP 5. Sistemas de Espalhamento de Espectro (SEE) e suas vantagens nos sistemas de comunicações em geral e nos satélites em particular. CP 6. Sistemas VSAT (Very Small Aperture Terminals) e MSAT. Redes em malha e em estrela.
Método de Avaliação
Uma hora de aula teórica semanal (1 T) e duas horas de teórico-práticas (2 TP). Estão também previstas outras actividades, nomeadamente seminários e visitas de estudo. A aprendizagem pode incluir a realização de pequenos projectos que necessitam de apoio tutorial (1 OT. Para além disto espera-se que os alunos trabalhem em média 3 horas semanais nesta UC. | 1 - Trabalho com peso de 70% (até 3 alunos) + Exame (30%, nota mínima 9,5 valores) 2 - 2 trabalhos e um pequeno projecto (50%) + Exame (50%, nota mínima 9,5 valores) 3 - Exame final com peso de 100% (nota mínima 9,5 valores)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- - Tri T. Ha, Digital Satellite Communications - 2nd edition, 1990, McGraw Hill International Editions. - Formulário (Francisco Cercas). - Colecção de problemas (Francisco Cercas). - Acetatos das aulas (Francisco Cercas). :
Secundária
- - Robert C. Dixon, Spread Spectrum Systems 3rd edition , 1994, John Wiley & Sons. - G. Maral, VSAT Networks, 1995, John Wiley & Sons. - Carlos Salema, Sistemas de comunicações por satélite, 1993, (STII), AEIST. - Elliott D. Kaplan, Understanding GPS, Principles and Applications, 1996, Artech House. - S. Ohmori, H. Wakana, S. Kawase, Mobile Satellite Communications, 1998, Artech House. - B. G. Evans, Satellite Communication Systems 3rd edition, 2000, The Institution of Electrical Engineers, London, UK. - G. Maral, M. Bousquet, Satellite Communications Systems: Systems, Techniques and Technology, 5th edition, 2010, John Wiley & Sons. :