Currículo

Computação Gráfica M8370

Contextos

Groupo: Engenharia de Telecomunicações e Informática > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final desta UC, os alunos deverão ficar a: OA1. Compreender os fundamentos da modelação e reconstrução 3D; OA2. Compreender os fundamentos da transmissão de modelos 3D; OA3. Compreender os fundamentos da sintetização de gráficos 3D. OA4. Conhecer as aplicações chave da computação gráfica nas telecomunicações.

Programa

Os principais conteúdos programáticos a abordar são: CP1. Modelação: estruturas de dados de suporte à computação gráfica; modelação manual de objetos e cenas 3D; modelação automática usando técnicas de reconstrução 3D a partir de dados sensoriais; simplificação automática de modelos 3D. CP2. Transmissão: codificação de modelos 3D; compressão de modelos 3D; transmissão progressiva através da rede de modelos 3D; transmissão seletiva a partir de modelos do sistema visual humano; pesquisa e acesso a modelos 3D em repositórios remotos. CP3. Sintetização: pipelines para geração de gráficos eficientes; técnicas para geração de gráficos foto-realistas; técnicas para geração de gráficos interativos. CP4. Aplicações: bases da visualização de dados científicos; bases da telepresença; bases da teleoperação; casos de uso.

Método de Avaliação

As aulas são divididas em dois módulos. O primeiro módulo engloba aulas teóricas expositivas intercaladas com aulas teórico-práticas baseadas num conjunto de fichas de trabalho. O segundo módulo é composto por aulas laboratoriais, onde um projecto será desenvolvido em grupo. Como trabalho autónomo, espera-se que os alunos pesquisem e analisem literatura relevante e complementem o trabalho de implementação iniciado em aula. | Avaliação contínua: 2 testes realizados em aula (2 x 20%); 2 projetos sujeitos a discussão e avaliações intermédias (2 x 30%); nota mínima de 7.5 valores na média dos testes, assim como na média dos projetos; presença nas aulas não obrigatória. Avaliação nas épocas de recurso e especial: exame (40%); 2 projetos entregues e discutidos (2 x 30%); notas mínimas de 7.5 valores no exame e na média dos projetos.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • - X3D: Extensible 3D Graphics for Web Authors (2007), by Don Brutzman, and Leornard Daly, from Elsevier, ISBN 978-0-12-088500-8. - An introduction to 3D computer vision techniques and algorithms (2009), by Boguslaw Cyganek, J. Paul Siebert, from John Wiley, ISBN 047001704X. - Computer vision: algorithms and applications (2010), by Richard Szeliski, from Springer, ISBN 1848829345. - Computer graphics with openGL (2011), by Donald Hearn, M. Pauline Baker, Warren R. Carithers, from Prentice Hall, ISBN 0132484579. - Fundamentals of computer graphics (2005), by Shirley, P. et al., from AK Peters Ltd, ISBN 1-56881-269-8. - Real-Time Rendering (2008), by Tomas Akenine-Möller, Eric Haines, and Naty Hoffman, from A.K. Peters Ltd., 3rd edition, ISBN 987-1-56881-424-7. - Acetatos e artigos científicos disponibilizados na plataforma de e-Learning :

Secundária

  • - Introduction to computer graphics (1994), by James D. Foley, from Addison-Wesley, ISBN 0201609215. - 3D computer graphics (2000), by Alan Watt, from Addison-Wesley, ISBN: 0201398559. - Principles of three dimensional computer animating: modeling, rendering, and animation with 3D computer graphics (2003) by Michael O'Rourke, from W. W. Norton, ISBN 0393730832. - OpenGL superbible - Fifth Edition (2011), by R. Wright Jr, from Pearson Education Inc, ISBN 978-0-32-171261-5. :

Disciplinas de Execução

2008/2009 - 2º Semestre

2009/2010 - 2º Semestre

2010/2011 - 2º Semestre

2011/2012 - 2º Semestre

2012/2013 - 2º Semestre

2013/2014 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre