Currículo

Engenharia de Software II L5106

Contextos

Groupo: Engenharia de Telecomunicações e Informática > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1.º Ano

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

(SABER) OA1. Aprofundar o domínio das abordagens metodológicas mais utilizadas em Engenharia de Software. OA2. Adquirir espírito crítico quanto aos constragimentos na aplicação das técnicas e ferramentas propostas. OA3. Aumentar a capacidade de integrar / interligar os conhecimentos adquiridos nas várias áreas de conhecimento da Engenharia de Software. (SABER FAZER) OA4. Aprofundar as competências práticas nos tópicos nucleares da Engenharia de Software, através da realização de trabalhos práticos de ilustração / sedimentação desses tópicos. OA5. Saber como utilizar ferramentas para alavancar as técnicas e abordagens propostas nas várias fases do ciclo de vida de desenvolvimento de software. (COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS) OA6. Aumentar a capacidade de lidar com cenários parecidos com os do mundo empresarial. OA7. Treinar competências de trabalho em grupo. OA8. Compreender melhor os factores motivacionais e éticos dos profissionais.

Programa

Os conteúdos são agrupados por área do SWEBOK (entre parêntesis rectos). CP1 [Requisitos] Especificação de regras de negócio sobre ontologias de domínio. CP2 [Desenho] Desenho por contrato. CP3 [Construção] Programação por contrato. CP4 [Modelos e Métodos] Desenvolvimento baseado em modelos. CP5 [Qualidade] Métricas de qualidade do produto. CP6 [Manutenção] Cheiros no código; Refabricações; Compreensão de programas; Evolução de software. CP7 [Processo] Avaliação e melhoria do processo.

Método de Avaliação

Nas aulas teóricas serão usados slides ilustrados com exemplos, demonstrações de ferramentas, filmes pedagógicos de curta duração e, eventualmente, apresentações de oradores convidados. Nas aulas práticas serão realizados trabalhos de grupo com intuitos formativos, consolidando o processo de aprendizagem pela compreensão da aplicabilidade dos conceitos e técnicas introduzidos nas aulas teóricas. Sempre que possível, esses trabalhos tirarão partido de ferramentas suportando o estado-da-arte. | AVALIAÇÃO PERIÓDICA Projeto prático em grupo e exercícios realizados nas aulas teórico-práticas com peso total de 10 valores e 1 teste escrito (frequência) com peso de 10 valores. As avaliações são individuais. Existe nota mínima de 50% para o projeto, nota mínima de 50% para os exercícios em aula e nota mínima de 50% para a frequência. EXAME FINAL Teste escrito sobre o total da matéria com peso de 100% na nota final da UC.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • - Software Engineering, Ian Sommerville, 9th/10th Edition, Addison-Wesley, 2010/2016. - Software Engineering: a Practitioner's Approach, Roger Pressman / Bruce R. Maxim, 8th edition, McGraw-Hill, 2014. - Acetatos de Engenharia de Software, disponíveis na plataforma de e-learning (à medida que os temas forem introduzidos). :

Secundária

  • - Artigos e capítulos selecionados. - Object-Oriented and Classical Software Engineering, Stephen Schach, 8th Edition, McGraw-Hill, 2011. - Refactoring: Improving the Design of Existing Code, Martin Fowler with contributions by Kent Beck, John Brant, William Opdyke and Don Roberts, Object Technology Series, Addison-Wesley, 2000. - The Object Constraint Language: Getting Your Models Ready for MDA, Jos Warmer, Anneke Kleppe, 2nd Edition, Pearson Education, 2003. - Materiais online (tutorias, filmes pedagógicos) cujos links serão explicitamente indicados na plataforma de e-learning. :

Disciplinas de Execução

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre