Currículo

Ambientes Distribuídos M4301

Contextos

Groupo: Engenharia de Telecomunicações e Informática > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1.º Ano

Groupo: Engenharia de Telecomunicações e Informática > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1.º Ano

Groupo: Engenharia de Telecomunicações e Informática > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1.º Ano

Groupo: Engenharia de Telecomunicações e Informática > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 2.º Ano

Groupo: Engenharia de Telecomunicações e Informática > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1.º Ano

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Com esta unidade curricular o aluno deverá ficar apto a: 1. Discutir a noção de fenómeno emergente em sistemas sociais; 2. Programar modelos de autómatos celulares; 3. Programar modelos de simulação multi-agente; 4. Aplicar as noções fundamentais de teoria das redes para o desenho e análise de redes. Estas competências permitirão o desenvolvimento de projectos de acordo com um suporte teórico e uma arquitectura adequada e com recurso às ferramentas mais recentes.

Programa

1. Introdução - As correntes emergentistas em ciências sociais. Alternativas e definições. 2. Autómatos celulares - conceitos fundamentais, Modelo de Segregação de Schelling, programação em Repast. 3. Simulação social multi-agente I - noções fundamentais, modelação: AORML e ODD. 4. Simulação social multi-agente II - Bar El Farol, programação em Repast. 5. Teoria de Redes I - noções fundamentais, grafos directos e indirectos, ciclos, clustering, grafos bipartidos, homofilia, processos de ramificação, grafos Erdös-Renyi, "degree", fases de transição, componentes gigantes. 6. Teoria de Redes II - "rich get richer", "power laws", "small worlds", grafos aleatórios, epidemiologia, comunidades. 7. Hiper-redes. 8. Topologia de redes - Network Workbench, métricas, ferramentas gráficas. 9. Modelos matemáticos de complexidade social - Kolmogorov, Bennett, Lofgren, Kauffman, Wimsatt, Heilighene e Luhman. 10. Investigação em curso. 11. Projecto.

Método de Avaliação

Aulas teórico-práticas em laboratório (3 x 1,5 horas por semana). Nas aulas serão utilizadas as seguintes metodologias de aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação da teoria e de exemplos de programação; 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos em computador; 3. Ativas, com realização de trabalhos de grupo em computador; 4. Trabalho Autónomo: Além da assiduidade às aulas espera-se do aluno um tempo de trabalho autónomo de cerca de 9,5 horas. | Avaliação Continua: - Projeto (90%) - Um projeto, realizado em grupo (até três elementos), demonstrado em orais individuais. - Participação nas aulas (10%). Exame Final: O exame final é composto por um teste individual e sem consulta, em computador, que engloba toda a matéria.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • * Johnson, Jeffrey: ? Hypernetworks for reconstructing the dynamics of multilevel systems ?, Proc. European Conference on Complex Systems, Oxford University, 2006. * Edmonds, B. : ? Syntactic Measures of Complexity ?. Thése de doctorat, University of Manchester, Manchester, UK, 1999. * Wagner, G. : ? The Agent-Object-Relationship Meta-Model : Towards a Unified View of State and Behavior ?, Information Systems 28:5, pp. 475-504, 2003. * Arthur, Brian : ? Inductive Reasoning and Bounded Rationality ?, American Economic Review (Papers and Proceedings), 84, pp.406-411, 1994. * Grimm, Volker et al. : ? A standard protocol for describing individual-based and agent-based models ?, in Ecological Modelling Num.198, pp.115?126, 2006. * Emily M. Jin, Michelle Girvan, MEJ Newman. ? The structure of growing social networks ?. Santa Fe Institute Working Paper #01-06-032. 2005 * Schelling, Thomas, ? Micromotives and Macrobehavior ?, Ed. W. W. Norton and Co., 1978. :

Secundária

  • * Hanneman, Robert A. e Mark Riddle. ? Introduction to social network methods". Riverside, CA: University of California, Riverside. 2005. * Borgatti, S.P., Everett, M.G. et Freeman, L.C. : ? Ucinet for Windows: Software for Social Network Analysis ?. Harvard, MA: Analytic Technologies, 2002. * Janssen, Marco et Ostrom, Elinor : ? Empirically Based, Agent-Based models ?, in Ecology and Society, Vol.11, No.2, pp.37, 2006. * Robert, Goldstone et Janssen, Marco: ? Computational models of collective behavior ?, in TRENDS in Cognitive Sciences, Vol.9, No.9, Septembre 2005. * Vicsek, Tamas: ? The bigger picture ", in Nature, Vol.418, 11 July 2002, ed. Macmillan Magazines, 2002. * Vicsek, Tamas: ? A question of scale ?, in Nature, Vol.411, 24 May 2001, ed. Macmillan Magazines, 2001. :

Disciplinas de Execução

2008/2009 - 2º Semestre

2009/2010 - 2º Semestre

2010/2011 - 2º Semestre

2012/2013 - 2º Semestre

2013/2014 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre