Currículo

Gestão de Tecnologias de Informação e do Conhecimento 00107

Contextos

Groupo: Engenharia de Telecomunicações e Informática > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 2.º Ano

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Nesta UC pretende-se fazer uma introdução das tecnologias de informação e de gestão do conhecimento, centrada numa visão integrada e crítica de soluções de transformação digital alinhadas com os objetivos das organizações e em práticas de referência internacional. Pretende-se ainda que os estudantes conheçam referências de gestão e governo das TICs e as técnicas e métodos enquadradas no ciclo de vida do desenvolvimento dos SI. Pretende-se assim que os alunos fiquem aptos a: OA1. Perceber a problemática da Gestão do Conhecimento e as suas dimensões essenciais; OA2. Conhecer aspectos essenciais ligados à Modelação de Processos de Negócio (BPM); OA3. Conhecer alguns dos principais modelos e corpos normativos de referência associados à área dos SI/TI ; OA4. Apresentar o ITIL, CMMI e COBIT enquanto modelos globais dos processos de SI/TI; OA5. Apresentar Arquiteturas de SI, Cloud e Blockchain.

Programa

Os principais conteúdos programáticos (CP) a abordar são: Os principais conteúdos programáticos a abordar são: CP1. Gestão do Conhecimento: conceitos e dimensões essenciais; CP2. Gestão de Processos de Negócio e linguagem de Modelação BPM; CP3. Visão global dos principais modelos e normativos de referência na área dos SI/TIs; CP4. Gestão de Serviços de SI/TI e o framework CMMI, ITIL e COBIT: constelações, processos e níveis de maturidade; CP5. Arquiteturas de SI, Cloud e Blockchain.

Método de Avaliação

Avaliação ao longo do semestre: -Participação em aula (10%): Avalia a presença, incluindo a presença obrigatória em 75% das aulas, envolvimento e contributos individuais dos estudantes nas discussões e em atividades práticas. -Trabalho em grupo (40%): Os estudantes são organizados em grupos de até 5 elementos, constituídos de forma aleatória, com apoio do/a docente. As atividades em grupo incidem no desenvolvimento dos casos/exercícios em aula aplicando os métodos e os conteúdos aprendidos. Apresentação e discussão do trabalho ocorre na penúltima aula. -Teste escrito individual (50%): Teste teórico/prático individual sem consulta, realizado na última aula. A média ponderada das notas dos elementos de avaliação (não inferior a 8 valores em cada elemento de avaliação) constituirá a nota final deste regime, que, sendo maior ou igual a 10 valores, dispensará o aluno de exame final. Exame Final: -Prova escrita(100%) teste teórico prático individual sem consulta, com nota mínima de 8 valores – 1ª época, 2ª época e Época Especial. A época especial é reservada a casos especiais previstos no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC), Artigo 14.º Época especial: https://www.iscte-iul.pt/conteudos/estudantes/informacao-academica/regulamentos-formularios/1025/regulamentos

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • - Dumas, M., La Rosa, M. , Mendling, J. and Reijers, H.A. (2018). Fundamentals of Business Process Management, 2nd Edition. Springer. - Henriques, Telmo. (2019). Gestão de Sistemas de Informação: frameworks, modelos e processos. FCA Editora, Lisboa. - Migdadi, M. M. (2021). Knowledge management, customer relationship management and innovation capabilities. Journal of Business & Industrial Marketing, 36(1), 111-124. - Nonaka, I., & Takeuchi, H. (1995). The Knowledge-Creating Company: How Japanese Companies Create the Dynamics of Innovation. Oxford University Press, USA. - Manesh, M. F., Pellegrini, M. M., Marzi, G., & Dabic, M. (2020). Knowledge management in the fourth industrial revolution: Mapping the literature and scoping future avenues. IEEE Transactions on Engineering Management, 68(1), 289-300. -Shannak, R., Masa’deh, R., & Akour, M. (2012). Knowledge management strategy building: Literature review. European Scientific Journal, 8(15), 143-168.:

Secundária

  • -Rusman, A., Nadlifatin, R., & Subriadi, A. P. (2022). Information system audit using COBIT and ITIL framework: literature review. Sinkron: jurnal dan penelitian teknik informatika, 6(3), 799-810. - Chrissis, M., Konrad, M. and Shrum, S. (2011). CMMI for Development: Guidelines for Process Integration and Product Improvement, 3rd Edition. Pearson Education. Boston, MA. - Becerra-Fernandez, I, and Sabherwal, R. (2015). Knowledge Management Systems and Processes, 2nd Edition. Routledge. USA. - Berniak-Woźny, J., & Szelągowski, M. (2022). Towards the assessment of business process knowledge intensity – a systematic literature review. Business Process Management Journal, 28(1), 40-61. - Laudon, K. and Laudon, J. (2016). Management Information Systems: Managing the Digital Firm, 14th edition. Pearson Education Limited. London - Khan, M., Ali, I., Mehmood, W., Nisar, W., Aslam, W., Shafiq, M., & Choi, J. G. (2021). CMMI Compliant Modernization Framework to Transform Legacy Systems. Intelligent Automation & Soft Computing, 27(2). - Van Bon, J., De Jong, A., Kolthof, A., Pieper, M., Tjassing, R., Van Der Veen, A., & Verheijen, T. (2008). Foundations of IT Service Management Based on ITIL® (Vol. 3). Van Haren. - The Stationery Office. (2012). An Introductory Overview of ITIL 2011. The Stationery Office. Norwich, UK. - Al-Ashmoery, Y., Haider, H., Haider, A., Nasser, N., & Al-Sarem, M. (2021, December). Impact of IT service management and ITIL framework on the businesses. In 2021 International Conference of Modern Trends in Information and Communication Technology Industry (MTICTI) (pp. 1-5). IEEE. - IIBA. (2009). A guide to the business analysis body of knowledge, version2.0. International Institute of Business Analysis. Toronto, Canada. - Westerman, G., Bonnet, D., McAfee A (2014) Leading digital : turning technology into business transformation , Harvard Business Review Press:

Disciplinas de Execução

2018/2019 - 1º Semestre