Currículo

Introdução à Gestão de Serviços 04262

Contextos

Groupo: Erasmus Mundus em Desenvolvimento de Turismo e Cultura > 2º Ciclo > Parte Escolar > Percursos > Percurso de Mobilidade A (Uog, Um, Wu e Lu)

ECTS

7.5 (para cálculo da média)

Objectivos

1. demonstrar conhecimentos avançados de, e compreender, perspectivas, teorias, conceitos e modelos científicos fundamentais na área de investigação da gestão de serviços 2. descrever e problematizar as principais teorias, conceitos e ideias na área de investigação da gestão de serviços 3. aplicar teorias, ideias e modelos na área de investigação da gestão de serviços, e demonstrar uma abordagem académica e competências académicas. 4. demonstrarem uma abordagem multifacetada e reflexiva da sua própria aprendizagem e escrita académica

Programa

1. introdução 2. visão geral da área de investigação da gestão de serviços e do seu desenvolvimento teórico e estado actual 3. teorias, ideias, conceitos e modelos chave 4. Perspectivas críticas sobre a gestão de serviços como um campo de conhecimento

Método de Avaliação

A avaliação é feita através de um trabalho escrito individual. Três oportunidades de exame são oferecidas para os exames escritos em conjunto com o curso: um primeiro exame e dois reexames. São oferecidos pelo menos mais dois reexames sobre o mesmo conteúdo da UC no prazo de um ano após o fim da UC. Depois disto, são oferecidas mais oportunidades de re-exame, mas de acordo com o programa atual da UC.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 150.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Skålén, Per. (2010). Service marketing and subjectivity: the shaping of customer-oriented employees, Journal of Marketing Management, 2009, 25(7-8): pp. 795-809.Doi.org/10.1362/026725709X471631 Gummesson, Evert & Grönroos, Christian. (2012). The emergence of the new service marketing: Nordic School perspectives, Journal of Service Management 23(4): pp. 479-497. Doi.org/10.1108/09564231211260387 Grönroos, Christian & Ravald, Annika. (2011). Service as business logic: implications for value creation and marketing, Journal of Service Management, 22(1): pp. 5-22. Doi:10.1108/09564231111106893 Fisk, Raymond P.; Brown, Stepen W. & Bitner, Mary Jo. (1993). Tracking the evolution of the services marketing literature, Journal of Retailing, 69(1): pp. 61-103. Doi.org/10.1016/S0022-4359(05)80004-1 Ballantyne, David & Nilsson, Elin. (2017). All that is solid melts into air: the servicescape in digital service space, Journal of Services Marketing, 31(3): pp. 226-235. Doi: 10.1108/JSM-03-2016-0115:

Secundária

  • Vargo, Stephen L., & Lusch, Robert F. (2008). Service-dominant logic: continuing the evolution?, Journal of the Academy of Marketing Science, 36(1): pp. 1-10. Doi: 10.1007/s11747-007-0069-6 Zeithaml, Valarie; Parasuraman, Ananthanarayanan & Berry, Leonard L. (1985). Problems and strategies in services marketing, Journal of Marketing, 49 (Spring): pp. 33-46. Doi:10.2307/1251563:

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre