Currículo

Marketing e Gestão da Cultura 04258

Contextos

Groupo: Erasmus Mundus em Desenvolvimento de Turismo e Cultura > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

ECTS

5.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Identificar conceitos nucleares de Turismo Cultural e Patrimonial e estratégias de Marketing e Gestão; 2. Compreender e avaliar de forma crítica quadros teóricos para considerar os impactos do turismo na cultura e património; 3. Distinguir principais temas de investigação; 4. Identificar e avaliar o crescimento das tendências no desenvolvimento dos nichos de mercado e definir categorias chave demonstrando uma compreensão sistemática das principais estruturas políticas e de gestão; 5. Analisar e avaliar conceitos de marketing, gestão e questões políticas para o desenvolvimento de nichos de mercado específicos, e respetivos desafios; 6. Familiarizar com fontes escritas e não escritas para o estudo de nichos de mercado; 7. Compreender como construir um documento de investigação através da apreciação e compreensão do desenvolvimento de nichos de mercado, do seu desenvolvimento conceptual, fundamentação, iniciação, implementação, gestão e da sua sustentabilidade;

Programa

1. O carácter distintivo dos nichos de mercado do turismo cultural e patrimonial 2. os quadros políticos e de gestão e os requisitos necessários para o desenvolvimento, protecção e crescimento sustentado dos nichos de mercado do turismo cultural e patrimonial 3. Conceitos de marketing, questões e abordagens estratégicas, de uma perspectiva teórica e de estudo de caso 4. As características especiais do turismo cultural e patrimonial, as perspectivas e expectativas dos consumidores 5. o desenvolvimento e a gestão de sítios patrimoniais e as questões genéricas de marketing relevantes tanto para a cultura como para o património

Método de Avaliação

Componente/s de avaliação Assignment Ponderação 100%

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 100.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • - Störmer E (2011) Network marketing of tourism - Smith M (2009) Issues in Cultural Tourism Studies - Richards G (2007) Cultural Tourism: Global and Local Perspectives - Prudhi R (2008) Rural Tourism - Patterson C (2008) The Business of Ecotourism - CABI.Novelli M (2004) Niche Tourism: Contemporary issues, trends and cases, - Morpeth N Raj R Griffin KA (2013) Cultural Tourism - McCracken, G, (2005), Culture and Consumption II - Macleod D (2003) Niche Tourism in Question: Interdisciplinary Perspectives on Problems and Possibilities - Higham J (2007) Critical Issues in Ecotourism: understanding a complex tourism phenomenon: Understanding a Complex Tourism Phenomenon - Fennel D (2007) 3rd Ed, Ecotourism - Timothy D (2011) Cultural Heritage and Tourism: An Introduction McKercher (2008) Cultural Tourism: Partnership Between Tourism and Cultural Heritage Management - Chhabra D (2010) Sustainable Marketing of Cultural and Heritage Tourism:

Secundária

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre