Currículo
Tradições e o Produto Turístico 04261
Contextos
Groupo: Erasmus Mundus em Desenvolvimento de Turismo e Cultura > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum
ECTS
5.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Conhecimento e compreensão: No final da UC, o estudante será capaz de: 1. Demonstrar uma compreensão da natureza interdisciplinar dos estudos culturais e patrimoniais; 2. Compreender as tradições como uma construção cultural; 3. Demonstrar familiaridade com diferentes relatos e definições de tradição cultural num contexto global. Competências: No final da UC, o estudante será capaz de: 4. Utilizar fontes escritas e não escritas para o estudo de tradições e costumes num contexto local, regional (mediterrânico/europeu) e global; 5. Construir investigação a partir de temas das áreas de estudo abrangidas por esta unidade e aplicá-la a outros temas relacionados.
Programa
1. Património e tradições: preservação e apresentação ao visitante 2. Interesses políticos e económicos na forma como indivíduos e grupos se vêem a si próprios e como são vistos pelos outros 3. Questões de identidade, auto-estima, lealdade política, e a política do patriotismo. 4. A natureza e sensibilidade política do património cultural e da identidade étnica: questões básicas relativas à natureza e impacto da informação e sua apresentação a uma audiência pública. 5. A forma como as sociedades passadas e contemporâneas se relacionaram com o seu património cultural tangível e intangível e tradições, à medida que se descobrem as relações entre património, tradição e cultura. 6. Como é criado o produto turístico que toma as tradições como ponto focal, e que elementos são incluídos e porquê.
Método de Avaliação
Componente/s de avaliação Assignment Ponderação 100%
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 100.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- - P. Sant Cassia, 'Tradition, Tourism and Memory in Malta', The Journal of the Royal Anthropological Institute Vol. 5, No. 2 (Jun., 1999), pp.247-263. - D. Lowenthal (1985) The Past is a Foreign Country (1985). D16.8. L682 - E. Hobsbawm (repr. 2012) The Invention of Tradition. HM201.I55 - J. Fentress and C. Wickham (1992) Social Memory - C. Cassar (2004) 'The cultural roots of Maltese identity: Christian myths and social memory in a Mediterranean frontier society, Studi sull?Oriente Cristiano, vol. 8, no. 1, pp. 101-130 - T. Benton, ed. Understanding Heritage and Memory (2010):