Currículo

Leitura do Ambiente 04265

Contextos

Groupo: Erasmus Mundus em Desenvolvimento de Turismo e Cultura > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum > Optativas

ECTS

10.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final desta UC os estudantes serão capazes de: 1. Descrever as principais características do Romantismo europeu e norte-americano 2. Relato da formação e principais características das ideias ambientais na escrita e arte romântica 3. Descrever as variadas relações entre o indivíduo e o ambiente nos períodos românticos da literatura no Reino Unido e nos EUA 4. Reflectir sobre a emergência do 'ambiente' como um conceito 5. Avaliar as formas positivas e negativas em que as noções românticas do ambiente persistem no presente 6. Comunicar ideias e respostas a questões ambientais utilizando uma série de estratégias orais e escritas.

Programa

1. as origens das atitudes ambientais modernas à medida que emergem dos movimentos românticos do C18-C19, tanto na Grã-Bretanha como nos EUA. 2. as formas como o pensamento ambiental deste período contribui positiva e negativamente para as modernas atitudes ambientais ocidentais. 3. Os escritores de Wordsworth e Clare a Thoreau e Emerson são examinados, para além dos artistas do período. 4. a emergência de uma consciência ambiental influente a partir do C18.

Método de Avaliação

Palestras Seminário Trabalho de campo 3 horas de contacto por semana, compreendendo um seminário composto de palestras-interativas. As atividades de aprendizagem online (utilizando Moodle) compreenderão pelo menos mais duas horas por semana, e podem incluir um tópico de discussão online, tarefas individuais breves, e leituras em preparação para a aula da semana seguinte. | Trabalho da UC: Conclusão das tarefas do seminário por via oral - (10%) Apresentação oral - (20%) Produção de um ensaio comparativo de um c 3000 palavras centrado em dois textos (40%) Trabalho de projecto Produção de um documento de c. 2000-2500 palavras que trata de exemplos contemporâneos de noções românticas de lugar OU uma peça de escrita pessoal que responde e reflecte sobre um determinado local, lugar ou habitat (30%)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 210.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Borthwick, D. (2009) The sustainable male: masculine ecology in the poetry of John Burnside. In: Ellis, H. and Meyer, J. (eds.) Masculinity and the Other: Historical Perspectives. Cambridge Scholars Publishing: Newcastle upon Tyne, pp. 63-85. ISBN 9781443801515 Borthwick, D. (2011) 'The tilt from one parish / into another': Estrangement, Continuity and Connection in the Poetry of John Burnside, Kathleen Jamie and Robin Robertson. Scottish Literary Review, 3(2), pp. 133-148. Borthwick, D. (2011) 'To comfort me with nothing': John Burnside's dissident poetics. Agenda, 44/45(4/1), pp. 91-101. Borthwick, D. (2011) "A green thought in a green shade": contemporary environmental poetry. Southlight, 9, pp. 15-17. Borthwick, D. (2012) 'Driven by loneliness and silence': John Burnside's susceptible solitaries. Bottle Imp, 12, Borthwick, D. (2015) On walks on various ways: some field notes. Bottle Imp(17),:

Secundária

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre