Currículo
Criação de Valor e Inovação no Turismo 04264
Contextos
Groupo: Erasmus Mundus em Desenvolvimento de Turismo e Cultura > 2º Ciclo > Parte Escolar > Percursos > Percurso de Mobilidade A (Uog, Um, Wu e Lu)
ECTS
15.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Demonstrar conhecimento especializado e compreensão de diferentes perspectivas teóricas sobre criação de valor e inovação no turismo 2. Demonstrar a capacidade de formular independentemente uma questão de investigação e aplicar teorias relevantes num estudo empírico 3. Demonstrar a capacidade de comunicar a relevância prática e social dos seus resultados de investigação 4. Demonstrar a capacidade de comunicar os seus resultados de investigação em textos académicos bem como em textos científicos populares 5. Demonstrar a capacidade de discutir criticamente teorias e métodos num projecto independente
Programa
A UC está estruturada em torno de três temas: valor e criação de valor, experiências e inovação. O valor e a criação de valor é um tema abrangente e as experiências e inovação são discutidas em relação a isto. A UC é composta pelos seguintes componentes: 1. introdução teórica na qual serão discutidas interrogadas teorias, perspectivas e paradigmas relativos a valor e processos de criação de valor, experiências e economia da experiência, e inovação no âmbito do turismo. 2. trabalho de projecto em que as teorias da componente anterior são aplicadas num trabalho individual onde dois estudantes formulam um problema e analisam os seus próprios dados recolhidos. 3. uma publicação científica popular em que os estudantes escrevem individualmente um capítulo baseado no trabalho do projeto, e em grupos editam, revêem capítulos individuais e escrevem uma introdução a uma antologia.
Método de Avaliação
A avaliação da UC é baseada num exame individual escrito, um relatório de projeto escrito em grupos de dois, e uma redação individual de um capítulo para ser incluído numa antologia científica popular. A avaliação terá também em conta a atribuição do grupo de edição, revendo e escrevendo uma introdução e um resumo da antologia.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 300.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Bed, Breakfast and Friendship: Intimacy and Distance in Small-scale Hospitality Businesses, Erika Andersson Cederholm, Johan Hultman (2010) Culture Unbound. Journal of Current Cultural Research, 2 p.365-380 The seduction of an event : Hospitality in the regional innovation system, Erika Andersson Cederholm, Patrik Hall (2019) Centre for Oresund Region Studies , p.131-150 Performing ambiguous policy : How innovation events simultaneously perform change and collaborative order, Erika Andersson Cederholm, Patrik Hall (2020) The Sociological Review, 68 p.1403-1419 Decommodification as a socially embedded practice: The example of lifestyle enterprising in animal-based tourism, Erika Andersson Cederholm, Carina Sjöholm (2020) Degrowth and Tourism : New Perspectives on Tourism Entrepreneurship, Destinations and Policy:
Secundária
- Being With Others: The Commodification of Relationships in Tourism, Erika Andersson Cederholm (2009) Experiencing Difference - Changing Tourism and Tourists´ Experiences , p.31-42 Tourism & Identity - Accumulated tourist experience and travel career narratives in tourists' identity construction, Erika Andersson Cederholm (2010) Scandinavian Journal of Hospitality and Tourism, 10 p.494-495: