Currículo
Enoturismo e Negócio do Vinho 03440
Contextos
Groupo: Erasmus Mundus em Desenvolvimento de Turismo e Cultura > 2º Ciclo > Parte Escolar > Percursos > Percurso de Mobilidade B (Uog, Um, Wu e Iscte) > Optativas
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1 Compreender as tendências na indústria global dos vinhos OA2 Definir os conceitos de wine marketing OA3 Compreender as componentes do plano de marketing para a indústria dos vinhos OA4 Identificar o papel dos vinhos como uma forma de desenvolvimento da agricultura, desenvolvimento sustentável, enoturismo e marca do destino
Programa
[I] Enoturismo 1.Características do enoturista, comportamento e segmentos 2.Planeamento e marketing de eventos vínicos 3.Gestão da marca do destino 4.Impacto económico do enoturismo nas economias locais [II] Wine business 5.Produção e consumo 6.Mercados internacionais 7.Plano de marketing na indústria dos vinhos 8.Provas de vinhos
Método de Avaliação
O sistema de avaliação ao longo do semestre é composto por: Teste escrito - 50% (nota mínima 8,5); Trabalho de Grupo- 45% (nota mínima 10); Participação (individual)- 5% (nota mínima 10). A assiduidade mínima é de 2/3 das aulas. Esta UC contempla a avaliação por Exame (nota mínima 10). São admitidos a esta modalidade de avaliação os estudantes que por ela tenham optado, bem como os estudantes que não tenham obtido aprovação na avaliação contínua. Nesta modalidade de avaliação, o Exame corresponde a 100% da nota final.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 120.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Dixit, S.K. (2024). Routledge Handbook of Wine Tourism, Routledge:
Secundária
- Lamy, J. L. (2018). The Business of Winemaking. Board and Bench Publishing: USA Gómez-Carmona, D., Paramio, A., Cruces-Montes, S., Marín-Dueñas, P. P., Montero, A. A., & Romero-Moreno, A. (2023). The effect of the wine tourism experience. Journal of Destination Marketing & Management, 29, 100793. Kotur, A. S. (2023). A bibliometric review of research in wine tourism experiences: insights and future research directions. International Journal of Wine Business Research, 35(2), 278-297.: