Currículo

Turismo e Mundos Urbanos 02297

Contextos

Groupo: Erasmus Mundus em Desenvolvimento de Turismo e Cultura > 2º Ciclo > Parte Escolar > Percursos > Percurso de Mobilidade B (Uog, Um, Wu e Iscte)

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular tem como objetivo central dotar os participantes de conhecimentos sobre o conceito e a evolução do turismo ao longo do tempo, assim como perceber o seu enquadramento no mundo urbano. OA1. Compreender os principais conceitos e tendências do turismo urbano; OA2. Desenvolver estratégias de gestão turística em contexto urbano. OA3. Aplicar a aprendizagem baseada em projetos para resolver problemas de turismo urbano. OA 4. Analisar o papel da inovação e do empreendedorismo no desenvolvimento do turismo urbano.

Programa

CP1. Introdução ao Turismo Urbano: Definição e significado do turismo urbano; Desenvolvimento histórico e tendências atuais; Principais intervenientes no turismo urbano. CP2. Gestão do Turismo Urbano: Planeamento estratégico e desenvolvimento em turismo urbano; Marketing e branding de destinos; Práticas sustentáveis de turismo urbano CP3. Inovação e Empreendedorismo em Turismo Urbano: Identificação de oportunidades de inovação no turismo urbano; Papel da tecnologia e da transformação digital; Estudos de caso de empreendimentos turísticos urbanos de sucesso. CP4. Desenvolvimento e implementação de projetos: Projeto de grupo: Desenvolver um plano abrangente de gestão do turismo urbano; Fases: ideação, planeamento, execução e apresentação; Revisões pelos pares e sessões de feedback. CP5. Tendências atuais e futuras: Overtourism, diversificação, tendências emergentes e perspetivas futuras.

Método de Avaliação

Na modalidade de avaliação da UC ao longo do semestre consideram-se três componentes principais. O projeto de grupo aplicado, baseado num desafio empresarial real ou simulado e desenvolvido segundo a metodologia de aprendizagem baseada em projetos (PBL), representará 40% da nota final, sendo exclusivamente avaliado como trabalho de grupo. A apresentação oral deste projeto contribuirá com 10% para a nota final, permitindo avaliar as competências de comunicação e defesa das propostas desenvolvidas pelo grupo. Finalmente, será realizado um exame individual escrito que abrangerá todos os conteúdos lecionados na unidade curricular e corresponderá a 50% da nota final. A assiduidade mínima obrigatória para a avaliação contínua é de 80% das aulas. Os estudantes que não realizem a avaliação ao longo do semestre poderão realizar um exame final que valerá 100% da classificação final. Aplicam-se as normas definidas no RGACC.Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 120.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Maxim, C., Morrison, A. M., Day, J., & Coca-Stefaniak, J. A. (Eds.). (2024). Handbook on sustainable urban tourism. Edward Elgar Publishing. Bellini, N., & Pasquinelli, C. (2017). Tourism in the City: Towards an Integrative Agenda on Urban Tourism. Springer ISBN 9783319268774 Hallak, R., & Lee, C. (2024). Handbook of Tourism Entrepreneurship. Edward Elgar Publishing.:

Secundária

  • Gómez-Bruna, D., Martín-Duque, C., & Fernández-Muñoz, J. J. (2024). Determinants of residents’ support for urban tourism in times of uncertainty: Exploring the case of the city of Madrid. Tourism and Hospitality Research, 14673584241228759. Richards, G. (2014). Creativity and tourism in the city. Current issues in Tourism, 17(2), 119-144. Daly, P., Dias, A. L., & Patuleia, M. (2021). The Impacts of Tourism on Cultural Identity on Lisbon Historic Neighbourhoods. Journal of Ethnic and Cultural Studies, 8(1), 1-25. http://dx.doi.org/10.29333/ejecs/516:

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre