Currículo

Comunicação Ambiental 04267

Contextos

Groupo: Erasmus Mundus em Desenvolvimento de Turismo e Cultura > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum > Optativas

ECTS

10.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final desta UC, os estudantes serão capazes de: 1. Demonstrar um nível satisfatório de compreensão de alguns dos princípios fundamentais da teoria da comunicação. 2. Identificar e analisar a aplicação destes princípios na comunicação de questões ambientais a partir de uma série de fontes, em diversos meios de comunicação, a um conjunto de audiências. 3. Avaliar a eficácia das técnicas e estratégias de comunicação encontradas numa série de estudos de caso. 4. Gerar mensagens ambientais adequadas e eficazes.

Programa

1. A Comunicação Ambiental como a aplicação de alguns princípios e práticas fundacionais da comunicação às questões ambientais. 2. A Comunicação Ambiental como avaliação e investigação das formas como grupos ambientais, cientistas, comunidades, grupos anti-ambientais, corporações e funcionários públicos tentam transmitir mensagens ambientais eficazes

Método de Avaliação

Trabalho escrito curto (máximo de 1000 palavras) no valor de 25% da nota total. Ensaio de 3000 palavras no valor de 75% da nota total, a entregar nas semanas seguintes ao período de ensino. Um plano de ensaio formativo será entregue até à Semana 11, e na sessão final de ensino os estudantes receberão um feedback geral e individual para ajudar ao seu progresso na redacção do ensaio.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 220.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Hanscomb, S. (2016) Critical Thinking: The Basics. Series: The Basics. Routledge. ISBN 9781138826236 Franks, B. , Hanscomb, S. and Johnston, S. F. (2017) Environmental Ethics and Behavioural Change. Routledge Earthscan: UK. ISBN 9781138924055:

Secundária

Disciplinas de Execução

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre