Currículo
Introdução à Sustentabilidade (Tourdc) 04263
Contextos
Groupo: Erasmus Mundus em Desenvolvimento de Turismo e Cultura > 2º Ciclo > Parte Escolar > Percursos > Percurso de Mobilidade A (Uog, Um, Wu e Lu)
ECTS
7.5 (para cálculo da média)
Objectivos
1.Demonstrar boa compreensão das perspetivas das ciências sociais sobre questões de sustentabilidade 2.Explicar como as dimensões social, económica e ambiental do conceito de sustentabilidade estão ligadas e o que podem implicar para as atividades de serviços e desenvolvimento da sociedade 3.Aplicar de forma crítica e construtiva uma perspetiva das ciências sociais sobre questões de sustentabilidade em relação a atividades de serviços e desenvolvimento da sociedade 4.Capacidade de analisar a ligação entre sustentabilidade e atividades de serviços com base na literatura atual das ciências sociais 5.Rever e discutir criticamente métodos para efetuar a transição para uma sociedade mais sustentável 6.Eescrever argumentos independentes sobre o valor de uma perspetiva das ciências sociais sobre sustentabilidade e serviços 7.Demonstrar capacidade de identificar, analisar e comunicar diferentes dimensões da sustentabilidade em relação às atividades de serviços e ao desenvolvimento da sociedade
Programa
1. Introdução e interrogação das perspectivas das ciências sociais sobre a sustentabilidade 2. Perspectivas críticas das ciências sociais sobre a sustentabilidade 3. O desenvolvimento histórico do conceito 4. Princípios e formas de governação e transição da sociedade para a sustentabilidade.
Método de Avaliação
O ensino consiste em palestras, workshops e seminários. A participação obrigatória é exigida em workshops e seminários. Estudantes que não puderam participar devido a circunstâncias tais como acidentes ou doenças repentinas será oferecida a oportunidade de compensar ou retomar os componentes obrigatórios. Isto também se aplica aos estudantes que tenham estado ausentes devido a deveres relacionados com cargos eleitos, por exemplo, como representante dos estudantes | Ttrabalho escrito individual de 3 créditos e trabalho escrito individual de 4,5 créditos. A UC inclui oportunidades de avaliação num primeiro exame, um re-sit próximo do primeiro exame e um re-sit para UC concluídas no ano passado (exame de recuperação). Pelo menos duas outras reanálises sobre o mesmo conteúdo da UC são oferecidas no prazo de um ano após uma grande alteração ou interrupção da UC. Depois, são oferecidas mais oportunidades de reanálise, mas de acordo com o atual programa da UC.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 150.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Washington, Haydn. (2015). Demystifying sustainability: Towards real solutions. Routledge: London, New York. [222 p. ISBN 9781315748641] Walker, Gordon & Shove, Elisabeth. (2007). Ambivalence, sustainability and the governance of socio-technical transitions. Journal of Environmental Policy & Planning 9(3-4), pp. 213-225. Doi.org/10.1080/15239080701622840 Clementino, Ester & Perkins, Richard. (2020). How do companies respond to environmental, social and governance (ESG) ratings? Evidence from Italy. Journal of Business Ethics. Doi.org/10.1007/s10551-020-04441-4 Banerjee, Subhabrata Bobby. (2003). Who sustains whose development? Sustainable development and the reinvention of nature. Organization Studies 24(1): pp. 143-180. Arias-Maldonado, Manuel. (2013). Rethinking sustainability in the Anthropocene. Environmental Politics 22(3), pp. 428-446. Doi.org/10.1080/09644016.2013.765161:
Secundária
- Verweij, Marco, Douglas, Mary, Ellis, Richard, Engel, Christoph, Hendriks, Frank, Lohmann Susanne, Ney, Steven, Rayner, Steve & Thompson, Michael. (2006). Clumsy solutions for a complex world: The case of climate change. Public Administration 84(4), pp. 817-843. Doi.org/10.1111/j.1540-8159.2005.09566.x-i: